Início do conteúdo

Sobre Tons

Sobre Tons é um programa institucional do Ministério Público de Minas Gerais que busca sensibilizar em relação às pautas raciais por meio de conteúdos informativos.

Lançado em 2023, o programa teve como ação principal, em seu ano de lançamento, a divulgação periódica de "pílulas informativas" para o letramento racial de seu público interno. VOCÊ PODE ACESSÁ-LAS NO MENU ABAIXO.

A partir de 2024, o programa traz outras ações, agora visando conscientizar toda a sociedade. Confira!

Evento Histórias da luta contra o racismo

Participe do evento que vai apresentar as histórias contadas no Sobre Tons podcast, ampliando os temas discutidos.

Terça-feira, 10/12, de 9h30 a 12h, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição.

Uma roda de conversa com convidados do programa e espaço para perguntas do público. Contaremos com a presença da jornalista Chris Antuña, apresentadora do podcast, dos promotores de Justiça Allender Barreto e Evandro Ventura, dos advogados Sinvaldo Firmo e Zaira Pereira, do estudioso do tema Luciano de Jesus, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e de dois ícones da luta antirracista: Simone Diniz e o ex-jogador de futebol Aranha.

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ministe?rio Pu?blico de Minas Gerais (@mpmg.oficial)

O podcast está diponível no Spotify e no YouTube. Você também pode conferir os episódios na aba logo abaixo. Escute e compartilhe!

Podcast Sobre Tons - escute histórias importantes na luta contra o racismo

Está no ar o novo podcast antirracista do Ministério Público de Minas Gerais: Sobre Tons.

Em formato narrativo, o podcast traz histórias emblemáticas da luta contra o racismo. Após a história, convidados especiais comentam o caso e trazem mais informações para os ouvintes. São tratados temas como o surgimento da primeira lei contra o racismo no Brasil, o racismo no futebol, a violência contra pessoas negras e a primeira condenação internacional do Brasil pela prática de discriminação racial.

 

Episódio #01:

O que será que uma bailarina e um motorista têm a ver com o surgimento da primeira lei contra o racismo no Brasil? Confira no episódio de estreia do podcast Sobre Tons as histórias por trás da Lei Afonso Arinos. Para acessar a transcrição do episódio, clique aqui.

 

Episódio #02:

Você sabia que, em 2006, pela primeira vez na história, o Brasil foi responsabilizado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos em um caso envolvendo racismo? E tudo isso começou quando uma jovem resolveu se candidatar a uma vaga de emprego que procurava por uma empregada doméstica. Confira no segundo episódio do podcast Sobre Tons como tudo isso ocorreu. Para acessar a transcrição do episódio, clique aqui.

 

Episódio #03:

Um jovem atleta em ascensão é negociado por milhões de euros para jogar num clube de futebol espanhol. Mas, ao chegar lá, ele se torna vítima constante de racismo. No episódio de hoje, conheça um pouco da história do craque Vini Jr. e da sua grande batalha contra o racismo. Para acessar a transcrição do episódio, clique aqui.

 

Episódio #04:

João Alberto, um homem negro de 40 anos, foi covardemente assassinado em 2020, no estacionamento do supermercado Carrefour, em Porto Alegre, por um motivo fútil: desentendimento com funcionários da loja. Saiba mais sobre o caso no episódio de hoje. Para acessar a transcrição do episódio, clique aqui.

Sessao de cinema - filme Marte Um

Com a parceria firmada com a Universidade Una, através do  projeto de extensão universitária PRETANÇA, serão realizadas sessões comentadas no Una Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.

A primeira sessão foi do aclamado filme “Marte Um”, ocorrida em 5 de outubro. Após a exibição, houve um debate com a professora Tatiana Carvalho Costa, o Promotor de Justiça Allender Barreto, além de estudantes e demais participantes. Por meio de uma das obras mais sensíveis dos últimos tempos, lançada em 2022, os participantes refletiram juntos sobre o contexto de sonhos, esperanças e desafios de uma família negra inserida em um país marcado pelo racismo e por desigualdades sociais.

 

Pílula #1:

 

Pílula #2:

Como o racismo afeta a vida das pessoas? O racismo dificulta e até impede o acesso de pessoas negras a direitos e espaços. Clique aqui e confira alguns dados.

Pílula #3:

 

Pílula #4:

É possível existir um regime democrático com práticas racistas? Uma das premissas da democracia é a defesa de uma sociedade igualitária. Esse ideal democrático encontra no racismo uma barreira. Clique aqui e confira alguns dados.

 

Pílula #5:

 

Pílula #6:

Racismo religioso: no Brasil, as religiões de matriz africana são o principal alvo do ódio religioso, o que representa um sintoma do racismo. Clique aqui e confira alguns dados.

 

Pílula #7:

 

Pílula #8:

Racismo algorítmico. A reprodução de preconceitos raciais por sistemas automatizados que operam a partir de algoritmos, como redes sociais, aplicativos, sistemas de busca na internet, entre outros. Clique aqui e saiba mais.

 

 

Pílula #9:

 

Pílula #10:

 

Pílula #11:

 

Pílula #12:

 

Pílula #13:

 

Pílula #14:

Existe racismo contra pessoas brancas? Ainda que pessoas brancas possam ser ofendidas ou sofrer algum tipo de discriminação, não é possível dizer que isso seja racismo. Racismo reverso não existe. Clique aqui e saiba mais.

 

Pílula #15:

 

Pílula #16:

O que é colorismo? É um conceito que diz que quanto mais escura é a pele de uma pessoa negra, mais dificuldades ela irá encontrar na sociedade. Clique aqui e saiba mais.

 

Pílula #17:

 

Pílula #18:

 

 

 

 

 

 

 

Histórias da luta contra o racismo

Evvento Histórias da luta contra o racismo

Uma roda de conversa: esse foi o formato do evento que sintetizou a primeira temporada do podcast Sobre Tons. O encontro ocorreu em 10 de dezembro de 2024 e foi realizado em parceria com a Fundação Clóvis Salgado.

Temas como banalização da violência contra o povo negro, racismo no futebol, leis de enfrentamento ao racismo, letramento racial e ações afirmativas foram centrais na discussão sobre os desafios enfrentados na luta contra o racismo no Brasil.  

Entre os debatedores estavam: o coordenador de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação do MPMG, promotor de Justiça Allender Barreto; o promotor de Justiça Evandro Ventura; o integrante do Observatório da Discriminação Racial no Futebol Luciano de Jesus; o ex-goleiro e escritor Mário Aranha; a empresária Simone Diniz, protagonista do episódio 2, e os advogados Sinvaldo Firmo e Zaira Pereira. A mediação foi feita pela jornalista Chris Antuña, da Assessoria de Comunicação Integrada do MPMG. 

Leia aqui a cobertura do evento e acesse aqui a galeria de fotos. Ainda não ouviu o podcast? Escuta agora mesmo!

 

Novembro Negro no MPMG

Novembro Negro no MPMG 2024

Com o objetivo de promover a equidade racial dentro da instituição, o MPMG lançou em 26 de novembro de 2024 o Projeto Tenório. A iniciativa prevê a concessão, para pessoas negras, de 15 bolsas integrais em curso preparatório para ingresso na carreira de promotor de Justiça, além de 15 bolsas de auxílio financeiro e acompanhamento psicológico. Fruto do programa antirracista da instituição, o Sobre Tons, o Projeto Tenório é realizado em parceria com a Educafro Minas e a Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais. Conta com o apoio da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Outras Formas de Discriminação (Ccrad), do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc) e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), e com financiamento da Plataforma Semente.

A atriz, cantora, escritora e poetisa Elisa Lucinda participou do evento com a palestra “O antirracismo de cada dia: o trabalho de formação e consolidação de uma cultura de enfrentamento ao racismo”. A mesa foi presidida pela promotora de Justiça Mariana Michieletto da Silva e teve, como debatedora, a professora e pesquisadora Yone Maria Gonzaga. O encontro contou ainda com apresentações artísticas da cantora e contadora de histórias Luiza da Iola e da cantora e compositora Nath Rodrigues. A mestre de cerimônias foi a jornalista Sandrinha Flávia.

Você pode assistir ao evento clicando aqui, ver a galeria de fotos e ler a cobertura do evento.

 

 

Julho das Pretas

Julho das Pretas no MPMG

Com o objetivo de dar visibilidade às resistências construídas pelas mulheres negras, ampliando o debate sobre o enfrentamento às discriminações de gênero e de raça, foi realizado em julho de 2024, na sede do MPMG em Belo Horizonte, o evento "Julho das Pretas".

O encontro controu com participação da promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia Lívia Sant’Anna Vaz, da doutora em estudos feministas Carla Akotirene e da arquiteta urbanista e psicanalista Joice Berth, com interveções artísticas da dupla Afrolíricas e apresentação da jornalista e mestre de cerimônias Sandrinha Flávia.

Leia aqui a cobertura do evento e acesse aqui a galeria de fotos.

 

Parceria com Universidades

Em  22 de julho de 2024, o Ministério Público de Minas Gerais deu mais um importante passo para levar as pautas raciais à sociedade e, em especial, à comunidade acadêmica, com a assinatura do termo de adesão das Universidades UNA e UNI-BH ao Sobre Tons.

O objetivo é ampliar os debates sobre a questão, por meio da veiculação de conteúdos antidiscriminatórios em eventos acadêmicos, sociais e culturais promovidos pelos centros universitários. Além disso, a iniciativa prevê a criação de programas de mentorias e grupos de apoio para estudantes e funcionários de minorias raciais, a realização de concursos e desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa relacionados à temática de diversidade, inclusão e combate ao racismo, bem como de seminários e conferências sobre diversidade e inclusão.

 

Parceria com a Federação Mineira de Futebol

Em 12 de março de 2024 foi firmado um protocolo de intenções entre o MPMG e a Federação Mineira de Futebol (FMF). Entre as ações previstas, está a veiculação dos conteúdos antidiscriminatórios, produzidos pelo Sobre Tons, durante eventos desportivos organizados pela Federação, assim como em mídias e redes sociais, buscando engajamento dos clubes, atletas e torcedores.

Além de representantes do MPMG, da FMF e de clubes de futebol de Belo Horizonte, a solenidade contou com a participação de Luciano Jorge de Jesus, membro do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e de Alexandre Braga, representante da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro).

 

Racismo em debate

Racismo em Debate

O evento, realizado em novembro de 2023, em celebração ao Mês da Consciência Negra, contou com a participação da jornalista Márcia Maria Cruz, da presidente do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira, Makota Celinha, e do zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Pai Ricardo.

Também contou com apresentações artísticas de Júlia Elisa – Preta Poeta – e do Duo Ancentral, com harpa e pandeiro.

Você pode assistir ao Racismo em Debate clicando aqui e ler aqui a cobertura do evento.

 

Sobre Tons em Roda

Sobre Tons em Roda

Em  25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha – de 2023, o MPMG trouxe para dentro da Procuradoria-Geral de Justiça uma roda de capoeira, uma roda de samba e um roda de conversa, para discutir sobre a importância da luta pela igualdade racial e para celebrar a cultura e a arte afro-brasileira.

O evento contou com a participação da primeira mestra de capoeira angola de Minas Gerais, Alcione Oliveira, do Grupo Candeia de Capoeira Angola e do grupo de samba rural Samba d'Ouro.

Você pode assistir ao Sobre Tons em Roda clicando aqui e ler aqui a cobertura do evento.

 

Lançamento

Lançamento do Sobre Tons com a jornalista Aline Aguiar

O lançamento do programa Sobre Tons, ocorrido em 21 de março (Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé) de 2023, foi um marco institucional, por ser o primeiro programa antirracista do MPMG.

O evento contou com palestra da jornalista Aline Aguiar e apresentação musical da cantora Gabriela Viegas.  

Você pode assistir ao lançamento do Sobre Tons clicando aqui e ler aqui a cobertura do evento.

 

Final do conteúdo