Notícias - Direitos HumanosMPMG e Fundação Clóvis Salgado levam dança e debate antirracista a jovens da rede pública
Espetáculo marca união inédita da Cia de Dança Palácio das Artes e do coletivo Cia Favelinha no workshop “Sobre Tons na Dança”
A arte como instrumento de transformação social, de promoção da equidade e de combate ao racismo. Foi com essa perspectiva que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, nos dias 9 e 10 de julho, o workshop “Sobre Tons na Dança”, no Teatro João Ceschiatti, no centro de Belo Horizonte.
A ação é parte do programa “Sobre Tons”, promovido pelo MPMG, por meio da Coordenadoria de Combate ao Racismo e a Todas as Outras Formas de Discriminação (Ccrad) e da Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom).
O projeto marcou a união inédita de dois importantes grupos artísticos de Minas Gerais: a Cia de Dança Palácio das Artes, referência na dança contemporânea, e a Cia Favelinha, coletivo da periferia de Belo Horizonte reconhecido por seu trabalho com juventudes, cultura urbana e fortalecimento de identidades negras.
Durante dois dias, jovens artistas das duas companhias compartilharam experiências, técnicas e vivências em um processo criativo com foco em temas relacionados à valorização da diversidade, à justiça social e ao enfrentamento do racismo estrutural. O resultado desse intercâmbio foi apresentado ao público em sessões gratuitas, com foco especial em adolescentes e jovens da rede pública de ensino.
Ao todo, mais de 130 jovens da Escola Municipal Imaco, do Parlamento Jovem de São José da Lapa e da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) participaram da iniciativa.
Interlocução
A assessora jurídica da Ccrad, Larissa Do Vale, reforçou a importância de pensar o combate ao racismo para além dos limites institucionais. “Entendemos que o enfrentamento ao racismo perpassa ações complexas e envolve a interlocução com diversas áreas, como o direito, a educação, a arte e a cultura. Esse workshop simboliza o que é o enfrentamento e a resistência ao racismo, especificamente, por meio da dança”, afirmou.
A atividade buscou trazer uma provocação a partir do corpo, da periferia e do encontro de culturas. Negona Dance, dançarina da Cia Favelinha, ressaltou que o workshop não é o fim, mas uma vírgula em um processo maior de questionamento: “onde está o corpo da dança contemporânea e onde está o do funk? O que os diferencia? E como eles se cruzam e se atravessam?”, pergunta.
Para ela, realizar esse trabalho junto com a Cia do Palácio das Artes foi o primeiro passo para uma Belo Horizonte mais inclusiva.“Foi descer o morro, compartilhar, trocar, se deixar atravessar para chegar à maravilha que apresentamos”, disse.
João Pedro Souza, jovem do Parlamento Jovem de São José da Lapa, contou que esta foi uma experiência totalmente nova para ele, pois nunca tinha ido a um teatro - e se apaixonou. “Sempre gostei de arte e cultura, mas hoje foi algo diferente, realmente impactante. A forma como transmitiram os sentimentos foi linda, e eu me identifiquei de verdade. Me senti bem e senti a arte”.
Sobre o programa
Lançado em 2023, o Sobre Tons tem como objetivo central o combate ao racismo e às desigualdades raciais por meio de ações educativas, culturais e institucionais. Em sua fase inicial, o projeto focou no letramento racial do público interno do MPMG. Em 2024, ampliou sua atuação para toda a sociedade, com iniciativas como sessões de cinema comentadas, vídeos educativos em estádios de futebol, podcasts e parcerias com instituições como a Educafro Minas, a Fundação Escola Superior do MPMG, a Federação Mineira de Futebol, os Centros Universitários UNA e UNI-BH e a própria Fundação Clóvis Salgado.
Veja mais fotos
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br