Início do conteúdo

Local:Palácio das Artes e Cine Teatro Brasil Vallourec - Belo HorizonteInício:07/11/2025 20:00hsFim:29/11/2025 12:00

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do programa “Sobre Tons”, irá promover, entre os dias 7 e 29 de novembro, eventos culturais gratuitos com a temática “Novembro Negro”, mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra (20).  

O Sobre Tons é uma iniciativa do MPMG que busca sensibilizar em relação às pautas raciais, visando combater o racismo. Além disso, também trabalha o letramento racial dos integrantes da instituição e de toda sociedade, além de realizar ações artísticas, culturais, educativas e ações afirmativas.

Serão quatro eventos gratuitos, realizados em parceria com a Fundação Clóvis Salgado. É necessário retirar ingressos

• CONCERTO SOBRE TONS 
07/11, sexta-feira – 20h – Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais e as solistas convidadas Edna D’Oliveira (soprano) e Edineia de Oliveira (mezzosoprano) apresentam uma poderosa narrativa musical sobre as origens e transformações da música clássica no Brasil, trazendo à tona histórias quase esquecidas de resistência, beleza e liberdade. 

Para mais informações clique aqui.
Para retirar ingressos acesse este link.  

• SOBRE TONS SINFÔNICA POP COM SÉRGIO PERERÊ
19/11, quarta-feira – 20h – Cine Teatro Brasil Vallourec - Av. Amazonas, 315 - Centro, Belo Horizonte
Promove o encontro entre a sonoridade da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o universo criativo de Sérgio Pererê, artista essencial da cena musical mineira, cuja obra reflete a força e a riqueza das matrizes afro-brasileiras. 

Mais informações aqui.
Para retirar ingressos acesse aqui (a partir de 10/11). 

• SOBRE TONS NA DANÇA 
27/11, quinta-feira – 20h – Grande Teatro Cemig Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte
A Cia. de Dança Palácio das Artes convida o coletivo Favelinha Dance em um espetáculo de dança que nasce do diálogo entre diferentes expressões e trajetórias. Essa fusão de olhares busca resinificar códigos e construir pontes entre linguagens corporais que, embora distintas, se revelam complementares em essência. Cada gesto, olhar e respiração reafirma a força e a urgência desse diálogo no mundo contemporâneo — onde dançar também é um ato de resistência e existência. A distribuição de ingressos está prevista para iniciar em 17/11 e o link será disponibilizado em breve. 
 
• LANÇAMENTO DE LIVROS
29/11, sábado – 11h - Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte

“Ubuntu se faz com Sankofa: Pretuguês básico para uma luta antirracista”, de Ana Paula dos Santos; “Preta Metida: um guia para meninas e mulheres negras”, de Samara da Silva Marques; 
“Contar histórias: educar e resistir através das vozes das matriarcas negras” de Chica Reis.
 
Os três livros foram publicados como resultado de um edital de seleção de obras literárias ou científicas de autoras negras mineiras. Uma ação promovida pelo Programa Antirracista Sobre Tons do MPMG. Saiba mais: Edital Sobre Tons.
 

Final do conteúdo