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Cartão vermelho ao feminicídio - MPMG

A campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio tem como objetivo sensibilizar toda a sociedade sobre a importância das relações igualitárias, da vivência saudável e não violenta da masculinidade, além de reforçar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. Por meio da força do esporte, atletas e torcedores, mobiliza a população em torno da causa.

 

DESTAQUE:

Como você quer ser visto como ídolo? Essa foi a pergunta feita ao elenco de jogadores profissionais do América Futebol Clube (AFC) durante a ação educacional. A metodologia inclui palestras informativas, dinâmicas interativas e grupos reflexivos e conscientiza sobre as questões de gênero, que atravessam a vida de homens e mulheres, além de fomentar uma cultura de respeito e igualdade.

 

Laçamento

Campanha idealizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o América Futebol Clube, o Clube Atlético Mineiro e o Cruzeiro Esporte Clube.

Lançada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a campanha se estenderá até novembro de 2025.

Atletas do América e Atlético seguram faixa na final do Campeonato Mineiro. A faixa é vemelha e tem escrito Cartão Vermelho ao Feminicídio

O objetivo é sensibilizar torcedores, jogadores e toda a sociedade sobre a importância de relações igualitárias, de uma vivência saudável e não violenta da masculinidade, além de ressaltar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. O feminicídio é o assassinato de uma pessoa do sexo feminino de qualquer idade, motivado por violência doméstica ou aversão à condição de ser mulher.

 
 
 
 
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Dados do estudo Futebol e Violência contra a Mulher, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2022, revelam que, nos dias de jogos de futebol, os registros de ameaças contra mulheres aumentam em 23,7%, e os casos de lesão corporal dolosa crescem 20,8%. De acordo com o MPMG, Minas Gerais ocupa a 2ª colocação no ranking dos Estados brasileiros com mais feminicídios, atrás somente de São Paulo. 

“Esses números evidenciam a urgência de ações que dialoguem diretamente com o público masculino. A violência contra a mulher e o feminicídio atingem todas as classes sociais. O futebol é uma poderosa plataforma de comunicação de massa. Clubes de futebol e ídolos do esporte desempenham um papel fundamental na formação de valores e comportamentos, especialmente entre os homens. Esse potencial pode ser mobilizado para promover mudanças sociais, incluindo o enfrentamento à violência contra a mulher”, destaca a coordenadora do CAO-VD do Ministério Público, promotora de Justiça Denise Guerzoni.

 
 
 
 
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Ações - Futebol

A campanha levou para o Mineirão e o Independência informações pelos telões do estádio, além de entrada de faixa em campo com dizeres da campanha. Novas ações sendo planejadas para os jogos do Campeonato Brasileiro.

Para além dos estádios, estão sendo desenvolvidas capacitações com atletas (profissional e basae) e equipe dos clubes, com o objetivo de difundir, por meio da cultura e da educação, o respeito a todo e qualquer direito. O eixo educacional da campanha teve início em julho, com o América-MG.

 
 
 
 
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Ações - Vôlei

A campanha também levou sua mensagem para a quadra de vôlei com o Minas Tênis Clube, em partida da Superliga Feminina e Masculina. Antes do início da disputa, as atletas entraram em quadra com uma faixa alusiva à campanha e o telão do ginásio exibiu vídeo educativo. A produção reforçou a importância do trabalho preventivo e de as pessoas denunciarem casos de violência contra a mulher, convidando torcedores e torcedoras a mudar esse jogo. Os torcedores também participaram levantando o cartão vermelho para esse tipo de crime.

Atletas do time feminino de vôlei do Minas Tenis Clube entram em quadra segurando o Cartão Vermelho ao Feminicídio Torcedora apoia a campanha segurando placa na qual se lê Cartão Vermelho ao Feminicídio 

 

 
 
 
 
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O time Sada Cruzeiro também entrou na campanha com uma mensagem muito importante:

 
 
 
 
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Ações - Tênis

A campanha esteve presente no campeonato amador Panela Finals, em Belo Horizonte. Também contou com apoio do ex-tenista profissional Bruno Soares, que já foi número dois do mundo em duplas, reforça a mensagem: o respeito que se aprende no esporte precisa ser levado para a vida. Bruno também participou do TV MP Entrevista, falando sobre o tema.

 
 
 
 
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Parcerias

A campanha também contará com outras parcerias. Entidades interessadas em contribuir com a campanha podem entrar em contato pelo e-mail publicidade@mpmg.mp.br

 

Denúncias  

Qualquer pessoa pode denunciar casos violência contra a mulher, pela Ouvidoria do MPMG (telefone 127) ou pela Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180. Em situações de urgência e perigo iminente, é recomendàvel acionar a Polícia Militar pelo 190.

 
 
 
 
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