Início do conteúdo

O Glossário Antidiscriminatório, coletivamente idealizado no âmbito do Grupo de Trabalho AntiLGBTQIA+fobia do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, nasce da necessidade de difusão de informações e saberes como estratégia de fomento de uma comunicação não discriminatória. Em um primeiro momento, foi pensado a partir do pressuposto de que muitas pessoas ainda desconhecem, em parte ou totalmente, palavras e expressões importantes no campo da diversidade sexual e de gênero e, devido a esse desconhecimento, acabam tratando pessoas LGBTQIA+, ainda que sem intenção, de uma forma que pode feri-las e violar seus direitos, além de realimentar o ciclo da discriminação.

Desde então, o Glossário vem sendo construído e lançado em diferentes volumes, cada um com uma temática de combate às discriminações de grupos variados. Já temos três volumes lançados, com os temas "Diversidade sexual e de gênero", "Pessoas com deficiência e pessoas idosas" e "Raça e etnia".

Esperamos que este Glossário Antidiscriminatório seja acolhido como uma oportunidade para ampliar a reflexão sobre os temas propostos e que o respeito seja o protagonista de todas as relações humanas. Nutrimos a expectativa de que estamos contribuindo para uma comunidade ministerial – bem como para uma sociedade –, cada dia mais democrática, plural, diversa, respeitosa e garantidora dos direitos fundamentais a que fazem jus todas as pessoas, sem discriminações de qualquer natureza.

Para acessar cada volume do Glossário Antidiscriminatório clique na imagem abaixo, ou nos links: Volume 1, Volume 2 , Volume 3Volume 4 e Volume 5.

 

 

 

 

 

Final do conteúdo