VoltarImprimir

Procon Mirim - Programa para Educadores

Criado em 2005, o programa Procon Mirim tem como objetivos multiplicar o conhecimento sobre os direitos do consumidor entre crianças de sete a 12 anos e proporcionar aos educadores condições para que desenvolvam, na escola e na comunidade, atividades relativas à Educação para o Consumo.

Envolve a distribuição de material informativo nas escolas participantes e a capacitação dos educadores de escolas públicas e privadas, os quais recebem o Treinamento de Multiplicadores, disponível na plataforma de Educação a Distância (EAD) para auxiliá-los, em sala de aula, com o tema Direito do Consumidor.

Faz parte do programa a cartilha Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes, que apresenta os principais conceitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no formato de história em quadrinhos, na qual são registradas, de forma lúdica e em linguagem de fácil entendimento, situações cotidianas vivenciadas pelas crianças e suas famílias, enquanto consumidoras.

A cartilha é acompanhada pelo encarte de passatempos, que possibilita ao estudante aprender, de forma recreativa, sobre o tema.

O aluno participante do programa recebe o Kit Procon Mirim, constituído por objetos de utilização escolar voltados para o tema de direitos e deveres do consumidor e para a Educação para o Consumo.

O kit é entregue à escola que concretizar o programa, por meio de atividades pedagógicas ministradas no Treinamento de Multiplicadores.

 

Diretrizes do Programa

Documentação para o Termo de Cessão de Uso

Orientações para Implementação

Resolução Conjunta PGJ PROCON nº 1/2009 - Reprodução da Obra Procon Mirim

 

Mais informações sobre como participar: eedc@mpmg.mp.br ou (31)3250-4695