Início do conteúdo

No TV MP Entrevista, Jaime Nogueira da Gama, diretor executivo da Gartner, especialista em inteligência artificial, destacou a importância da governança e do uso responsável da IA no MPMG. Segundo ele, a instituição tem aplicado essas tecnologias de forma estratégica, com jornadas que vão desde a definição de valor da IA até a organização de células internas e engenharia de dados, resultando em ferramentas como o MP Inteligente, que aumenta a eficiência em processos e análise documental. 

Gama ressaltou que o uso de IA exige atenção especial à segurança da informação, proteção de dados e controle de acessos, especialmente diante da crescente disponibilidade de dados internos e externos. “O uso responsável implica manter o olhar humano como última camada de análise, evitando decisões autônomas sem supervisão”, explicou. 

O especialista também destacou os desafios éticos e técnicos, como vieses de dados e riscos de vazamentos, além da necessidade de clareza, explicabilidade e transparência na atuação da IA. Para ele, a educação e letramento digital de profissionais e da sociedade são fundamentais para minimizar riscos e garantir benefícios. 

Por fim, Gama apontou que a IA transformará diversas profissões, mas reforçou que a substituição ocorrerá para quem não souber utilizá-la de forma adequada. Ele enfatizou a importância de preparar a sociedade e as instituições para essa transição, sempre com governança, ética e segurança como pilares centrais. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo