Notícias - InstitucionalSemana do MP: Voz Cidadã aproxima MPMG da comunidade do Cafezal
Cerca de 100 moradores participaram do encontro e acompanharam as apresentações sobre a atuação do Ministério Público e as formas de acesso aos serviços da instituição







Neste primeiro dia da programação da Semana do MP 2026, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário (CAO-DH) realizou, na Associação Comunitária do Cafezal, em Belo Horizonte, mais uma edição do projeto "Voz Cidadã: caminho para a cidadania ativa".
A iniciativa tem como objetivo aproximar o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) da sociedade civil por meio do diálogo, do esclarecimento de dúvidas, do recebimento de sugestões e do encaminhamento de demandas, com o apoio das unidades de promoção dos direitos humanos e da cidadania.
Cerca de 100 moradores participaram do encontro e acompanharam as apresentações das promotoras de Justiça Nádia Estela Ferreira Mateus e Patrícia Habkouk sobre a atuação do Ministério Público e as formas de acesso aos serviços da instituição. “Além de ouvir a comunidade, nós queremos trazer soluções”, afirmou Nádia.
Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar demandas e esclarecer dúvidas. Entre os principais problemas relatados pela comunidade estavam a insuficiência de linhas de ônibus durante a semana, a ausência de transporte coletivo nos fins de semana, falhas na coleta de lixo e a falta de médicos especialistas nas unidades de saúde da região.
A promotora de Justiça Patrícia Habkouk também abordou temas relacionados à violência contra a mulher, incluindo o acolhimento institucional das vítimas, os mecanismos de enfrentamento dessa violência, as formas de responsabilização dos agressores e os canais disponíveis para denúncias.
Ao explicar a proposta da iniciativa, a promotora de Justiça Nádia Estela destacou que o Voz Cidadã surgiu da necessidade de o Ministério Público se aproximar das comunidades mais vulneráveis. Segundo ela, muitas pessoas ainda desconhecem seus direitos e, por isso, encontram dificuldades para reivindicá-los.
“O objetivo é criar um canal permanente de comunicação entre a comunidade e o Ministério Público. Queremos ouvir a população, apresentar informações sobre seus direitos, levar as demandas para dentro da instituição e buscar soluções para os problemas apresentados”, afirmou a coordenadora do CAO-DH.
