Notícias - InstitucionalSemana do MP: Procon-MPMG participa das atividades com ações de educação para o consumo





Nessa quarta-feira, 9 de setembro, duas iniciativas do Procon-MPMG fizeram parte das atividades da Semana do MP 2026, ambas voltadas à informação, educação para o consumo e aproximação com a sociedade. As atividades, realizadas em Belo Horizonte e Santos Dumont, integraram a programação da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC) e tiveram como eixo comum a importância da informação para a proteção de direitos e para escolhas mais conscientes.
Com o tema “Seus Direitos, Nosso Dever”, a Semana do MP 2026 ocorre entre os dias 9 e 11 de setembro, reunindo palestras, oficinas, rodas de conversa e ações educativas que apresentam à sociedade, de forma acessível, a atuação do Ministério Público na defesa de direitos.
Orientação para prevenir golpes
Em Santos Dumont, cerca de 50 idosos participaram de mais uma edição do projeto “60+ Revelando Direitos, Desarmando Golpes”, realizada no Centro Cultural do município. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os direitos nas relações de consumo e contribuir para a prevenção de golpes e fraudes que atingem com frequência a população idosa.
Durante o encontro, o coordenador do Procon Municipal de Santos Dumont, Umberto Palmieri, apresentou situações recorrentes no município, entre elas empréstimos não autorizados e o golpe do falso advogado. Segundo ele, além dos prejuízos financeiros, essas práticas também provocam impactos emocionais nas vítimas. “Esse dinheiro que hoje é retirado das mãos dos idosos pelos golpistas poderia permanecer na economia da cidade, retornando para as próprias famílias, para o comércio e para a comunidade”.
A palestrante e servidora do MPMG, Deiser Roscoe, orientou os participantes a adotarem medidas preventivas, desconfiar de abordagens inesperadas e buscar informações antes de realizar pagamentos, contratar empréstimos ou fornecer dados pessoais.
A ação também proporcionou um espaço para o compartilhamento de dúvidas e experiências, além da discussão sobre como identificar situações suspeitas e evitar prejuízos.
Informação, confiança e reputação pública
Em Belo Horizonte, o Procon-MPMG realizou mais uma edição do projeto “Cinema e Saber”, na Sala de Treinamento da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC). Com o tema “Ética, informação e consumo”, a atividade contou com a participação de membros, servidores, estagiários, colaboradores e parceiros do órgão.
A apresentação partiu do episódio “We Just Decided To”, da primeira temporada da série “The Newsroom”, que apresenta os desafios enfrentados por uma equipe de televisão na produção de notícias com agilidade e responsabilidade. A partir da obra, os participantes refletiram sobre o papel da imprensa, a qualidade da informação e a responsabilidade de quem informa e de quem atua como fonte pública. A atividade também demonstrou que a comunicação faz parte da atuação das instituições públicas. Para que uma informação seja efetivamente útil à sociedade, é preciso que seja correta, clara, segura e apresentada em linguagem acessível.
Para o coordenador da EEDC, Roberto Apolinário de Castro Júnior, o encontro reforçou que o dever de informar está diretamente relacionado à proteção do consumidor. “Além de agentes públicos, também somos comunicadores. Não basta atuar na defesa do consumidor; precisamos comunicar com precisão, clareza e assertividade o que é feito e como é feito. Estar na imprensa é dar o que a sociedade precisa, e não só o que a gente acha que é importante.”
O promotor de Justiça e coordenador do Procon-MPMG, Luiz Roberto Franca Lima, falou sobre a responsabilidade do Procon-MPMG em oferecer informações confiáveis à sociedade. “O Procon precisa ser uma fonte segura de informação. Nosso canal de comunicação deve estar aberto aos diferentes setores da instituição, para que possamos levar informação de qualidade à sociedade.”
A coordenadora da assessoria jurídica do Procon-MPMG, Christiane Vieira Soares Pedersoli, destacou a ampliação da presença institucional nos espaços de comunicação. “Estamos ocupando espaços que a gente não ocupava antes.”
O tempo da notícia
Outro ponto discutido foi a dinâmica do trabalho jornalístico. A atividade mostrou que, diante de uma informação urgente, os jornalistas precisam confirmar fatos, localizar fontes e cruzar dados em pouco tempo. Nesse cenário, uma informação correta, mas que chega tarde, pode perder parte de sua utilidade para a sociedade. O caso Backer, em Minas Gerais, foi utilizado como exemplo para ilustrar essa situação.
A relação do Procon-MPMG com a imprensa também foi apresentada como uma ferramenta de educação para o consumo. Informações sobre fiscalizações, golpes, compras on-line, contratos, publicidade, superendividamento e outros temas de interesse dos consumidores podem alcançar um público muito maior por meio da cobertura jornalística.
Ao final, os participantes discutiram os temas apresentados e compartilharam sugestões sobre comunicação institucional e os cuidados necessários na divulgação de informações.
Acesse aqui mais fotos das ações do evento
Confira aqui a programação da Semana do MP 2026
