Início do conteúdo

O procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior, o procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional Carlos André Mariani Bittencourt e o promotor de Justiça Luciano Moreira de Oliveira, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), receberam no final da manhã desta sexta-feira, 16 de abril, representantes dos municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes, que apresentaram uma pauta para o enfrentamento da grave crise sanitária, causada pela pandemia da Covid-19.

Estiveram presentes os prefeitos: Gustavo Nunes (Ipatinga), Neider Moreira (Itaúna), Jussara Meniccuci (Lavras), Igor Santos (Paracatu), Diego Rodrigo de Oliveira (Passos), Luiz Eduardo Falcão (Patos de Minas), Duílio de Castro (Sete Lagoas), Daniel Sucupira (Teófilo Otoni), Edson Teixeira (Ubá) e os vice-prefeitos Ricardo Faria (Contagem) e Vitório Filho Ribeiro (Ribeirão das Neves). A reunião, que durou cerca de duas horas, foi realizada na Procuradoria-Geral de Justiça, sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte.

Na ocasião prefeitos e vice-prefeitos tiveram a oportunidade de dialogar com o MPMG e apontar as dificuldades quem os municípios têm enfrentado nesse período de crise sanitária. A questão da superlotação dos hospitais, escassez de recursos financeiros, dificuldades na aquisição de insumos hospitalares, flexibilização das medidas restritivas e outros temas foram levados ao conhecimento do procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior.

De acordo com Jarbas Soares, o momento é de dialogar para buscar alternativas para o enfrentamento da crise. “O MPMG, como instituição pública, tem que ter as portas abertas para todas as pessoas e especialmente para os administradores públicos. Recebemos os prefeitos e vice-prefeitos municipais aqui na Procuradoria-Geral de Justiça, para ouvir suas respectivas reivindicações e solicitações, e também as informações sobre a situação de cada um dos municípios. Os pedidos feitos aqui serão formalizados para que, eventualmente, tomemos as medidas necessárias mais adiante.

Ainda segundo o procurador-geral de Justiça, “as dificuldades são de todos, da sociedade, dos municípios, do governo estadual e do governo federal, pois estamos vivendo um período de calamidade. É hora de ser solidário e não de encontrar culpados, mas atuar conjuntamente na procura de soluções para os diversos problemas que foram apresentados. Também é papel do MPMG atuar na busca por alternativas que possam dirimir os problemas”, destaca Jarbas Soares.

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br
16/04/2021

Final do conteúdo