Notícias - Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização SociaisPara facilitar acesso à Justiça, MPMG vai até comunidades afastadas de Jaíba, no Norte de Minas, para realizar atendimentos
Em razão das necessidades da região e da dificuldade de transporte de pessoas que moram longe da sede da Promotoria de Justiça, equipe do Ministério Público se deslocou para atender população de Matias Cardoso e da zona rural de Jaíba
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Jaíba, tem realizado atendimentos no município de Matias Cardoso e em comunidades rurais de Jaíba, no Norte de Minas.
Aproximadamente metade da população de Jaíba reside na zona rural, que é de grande extensão. Além disso, o município de Matias Cardoso está localizado há 62km de Jaíba. Diante da hipossuficiência de parte da população das duas cidades e da dificuldade de transporte dos moradores à sede da Promotoria de Justiça da Comarca de Jaíba, o MPMG decidiu realizar atendimento nas comunidades para facilitar o acesso à justiça pelas pessoas.
Em Matias Cardoso, já foram realizados atendimentos em três dias - o último deles foi na sexta-feira, 11 de abril. Na oportunidade, o promotor de Justiça e os servidores do MPMG tiveram o apoio da equipe do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Município de Matias Cardoso e da Câmara de Vereadores de Jaíba.
Nesse dia, a Promotoria de Justiça de Jaíba atendeu aproximadamente 15 pessoas, com demandas variadas, incluindo solicitação de profissionais de apoio na educação, andamento de processos, informações previdenciárias, demandas de saúde, informações sobre processos criminais, dentre outros.
A equipe do TJMG, que contou com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Jaíba, realizou 25 atendimentos e 32 audiências, sendo que 24 delas resultaram em acordo. Também houve cinco atendimentos pré-processuais, que resultaram na elaboração de petição inicial e acordo.
De acordo com o promotor de Justiça Marcos Vinícius de Oliveira Peixoto, o MPMG pretende continuar esses atendimentos com a finalidade de abarcar a maior quantidade de comunidades e de levar à população o conhecimento sobre a atuação do Ministério Público.
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br