Início do conteúdo


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) - por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata (unidade de Visconde do Rio Branco) e da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público -, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã de hoje, 27 de janeiro, a operação Persona III. O objetivo da ação é apurar indícios da utilização de empresas fantasmas, contratos fictícios e “laranjas” para ocultar e dissimular a natureza, a origem, a localização e a movimentação de dinheiro público.  

Nesta fase da operação foram realizadas ações em Piraúba, município da Zona da Mata. Durante as diligências foram apreendidos aparelho celular, dispositivo de armazenamento de dados e documentos de interesse das investigações, que apuram desvios de verbas públicas, corrupção, peculato, fraude à licitação, associação criminosa, lavagem de dinheiro, entre outros delitos.

Investigações preliminares indicaram que o grupo, aproveitando-se do processo de dispensa de licitação por ocasião da pandemia de Covid-19, constituiu, em um contexto simulado, empresas fictícias com a finalidade de desviar recursos públicos municipais destinados à compra de produtos de higiene pessoal (álcool em gel e sabonete líquido).

Segundo o promotor de Justiça do Gaeco Breno Costa da Silva Coelho, “há evidências de que os investigados utilizaram ‘laranjas’ para a concretização da empreitada criminosa de desvio de dinheiro público, que deveria, nesse cenário de pandemia, ser empregado para salvar vidas”.

A operação desta quarta-feira contou com a participação de promotores de Justiça e servidores do MPMG, além de policiais do 21º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Ubá.  

Operação Persona
Em razão das primeiras fases da operação Persona, encontram-se presos preventivamente um empresário e a ex-secretária de Saúde de Guiricema.

Foram recuperados até o momento R$ 43.500 em espécie, valor que será restituído ao município lesado caso haja a condenação dos réus pelo Poder Judiciário.

As investigações prosseguem no âmbito do MPMG, a fim de apurar os possíveis crimes praticados pelos envolvidos, bem como a eventual participação de outras pessoas no esquema criminoso.  

O nome Persona faz alusão ao teatro grego, no qual os artistas faziam uso de máscaras para construir o personagem.

Denúncias  
Denúncias sobre eventuais desvios de dinheiro público podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (ligar 181) ou por meio da Ouvidoria do MPMG (ligação gratuita para 127, telefones 31 3330-8409 ou 31 3330-9504, ou pela página do órgão na internet).


Corrupção: Gaeco deflagra operação na Zona da Mata mineira e prende agentes públicos por possíveis desvios de recursos destinados ao combate à Covid-19

 
Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br
27/01/21

Final do conteúdo