Início do conteúdo

Vinte e três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Distrito Federal.

 

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Civil de Minas Gerais deflagraram, na manhã desta terça-feira, 9 de agosto, a operação Krymmenos cujo objetivo é combater esquema de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas praticado por organização criminosa. Vinte e três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Distrito Federal.

operacao krymmenos 3.jpg

A operação é resultado do trabalho investigativo da equipe do Grupo de Combate às Organizações Criminosas da Polícia Civil de Minas Gerais, que integra o Gaeco do MPMG.

Segundo o Gaeco, em Minas estão sendo cumpridos mandados em Ouro Preto e na divisa entre Belo Horizonte e Sabará.

Durante as apurações, foi identificado que a organização criminosa movimentou valores que se aproximam de R$ 1 bilhão, supostamente, utilizando-se de empresas fictícias e contas bancárias abertas para dar cabo à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e outros crimes.

Segundo apurado, o dinheiro circulava pelas contas de diversas pessoas físicas e jurídicas até finalmente chegar a terceiros supostamente vinculados ao esquema criminoso como se fosse lícito.

operacao krymmenos 1.jpg

Em razão dos fatos investigados, foi decretado pela Justiça o bloqueio e sequestro de bens e valores no montante de aproximadamente R$ 850 milhões, bem como o bloqueio e sequestro de valores em contas bancárias e de investimento dos investigados, de nove veículos, de aproximadamente cinco mil semoventes (animais de bando que constituem patrimônio) e de 15 imóveis.

Participam da operação as polícias civis do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, o Departamento Penitenciário Nacional, bem como os Gaecos dos Ministérios Públicos do Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e do Distrito Federal.
 

Em Minas Gerais, integraram a ação a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Delegacia Especializada Antissequestro (DAS) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), órgãos especializados da Polícia Civil.

Ao todo são 80 policiais civis, quatro delegados de Polícia Civil, uma procuradora de Justiça, sete promotores de Justiça, quatro policiais penais federais e quatro servidores do Ministério Público.

*Krymmenos: do grego κρυμμ?νος, significando “oculto”

Régua - Assinatura Cejor (atualizada)

 

 

Final do conteúdo