Início do conteúdo

Atos na ALMG e na comunidade de Bento Rodrigues, em Mariana, marcam os 11 anos do rompimento da Barragem de Fundão

[ LINGUAGEM SIMPLES ]
Este resumo aparece para o leitor como um botão que abre uma janela flutuante. O texto abaixo deve ser curto, claro e acessível ao cidadão leigo.
[ FIM DO RESUMO ]
Preencha o texto do resumo. O botão será gerado automaticamente na página publicada.

Onze anos após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, na região Central de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou de dois atos em memória das vítimas da maior tragédia socioambiental do país. As homenagens ocorreram nesta sexta-feira, 6 de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e nessa quinta-feira, 5, no distrito de Bento Rodrigues, destruído pela enxurrada de rejeitos liberada com o rompimento da estrutura da Samarco em 2015.

Na ALMG, o procurador de Justiça Leonardo Castro Maia, coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastres (Nucard), e a promotora de Justiça Shirley Machado Ribeiro, coordenadora adjunta, participaram das atividades.

O evento foi solicitado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e contou com a participação de atingidos de várias regiões: Rio Doce, Paraopeba, Congonhas, Itatiaiuçu, Vale do Jequitinhonha, Antônio Pereira entre outras. Foram discutidos temas da reparação a partir das lutas e conquistas da Bacia do Rio Doce, outras demandas e reinvindicações.

Na oportunidade, os membros do MPMG informaram aos atingidos e demais participantes como tem sido a atuação do Ministério Público desde o rompimento de Fundão até os dias atuais.
 

[ INICIO DO CARROSSEL ]
Preencha o crédito do fotógrafo
Preencha a legenda geral do carrossel
Ato em meoria das vitimas Bento Rodrigues _7_.jpgAto em meoria das vitimas Bento Rodrigues _1_.jpgAto em meoria das vitimas Bento Rodrigues _5_.jpgAto em meoria das vitimas Bento Rodrigues _6_.jpgAto em meoria das vitimas Bento Rodrigues _4_.jpgAto em meoria das vitimas Bento Rodrigues _3_.jpgAto em meoria das vitimas Bento Rodrigues _2_.jpg
[ FIM DO CARROSSEL ]

Ato em Bento Rodrigues

A programação reuniu moradores, familiares das vítimas, representantes de movimentos atingidos e instituições públicas. Além de uma celebração religiosa, os participantes realizaram uma caminhada pelas ruínas de Bento Rodrigues. Familiares e amigos das vítimas levavam cruzes com os nomes das 19 pessoas que perderam a vida na tragédia e faixas pedindo a não repetição de desastres provocados pela atividade minerária. Leonardo Castro Maia e Shirley Machado representaram o MPMG.

Para Castro Maia, os momentos de encontro com as comunidades atingidas são também oportunidades para prestar contas da atuação institucional e apresentar avanços no processo de reparação.

[ FALA EM DESTAQUE ]
? INSIRA A FOTO AOlho Bento Rodrigues ato memorial das vitimas _2_.jpgQUI ?
[ FIM DA FALA ]
Preencha os campos acima. O destaque será gerado automaticamente na página publicada. Se não houver foto, aparecerão aspas grandes como placeholder.

A promotora de Justiça Shirley Machado ressaltou a importância da data para a preservação da memória coletiva e para a continuidade da busca por justiça e reparação integral. “Estamos aqui em um dia muito importante para as pessoas atingidas e para o Ministério Público. A programação envolveu um momento religioso, uma caminhada pelo território e reflexões para que essa tragédia não seja esquecida nem se repita. Viemos prestar nossa solidariedade à comunidade e também compartilhar informações sobre a atuação do Ministério Público na construção das soluções que buscam reparar todos os danos causados”.

Atuação permanente

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015, o MPMG atua na defesa dos direitos das populações atingidas, acompanhando medidas de reparação socioeconômica e ambiental, programas indenizatórios, reassentamentos e ações voltadas à recuperação dos territórios afetados.

Ao longo desses 11 anos, a instituição tem trabalhado para garantir a participação das comunidades nos processos de tomada de decisão e para assegurar que as obrigações assumidas pelas empresas responsáveis sejam efetivamente cumpridas. A atuação ocorre de forma articulada com outras instituições do sistema de Justiça e órgãos públicos envolvidos na reparação dos danos provocados pela tragédia.

Mais do que uma data de lembrança, o aniversário do rompimento reforça a necessidade de manter viva a memória das vítimas e de assegurar que a reparação integral avance de forma efetiva, transparente e com a participação das populações atingidas.

Veja aqui mais fotos do ato realizado em Bento Rodrigues
 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo