Início do conteúdo

Com o objetivo de contribuir para um carnaval de paz e alegria, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vem trabalhando de forma preventiva e irá atuar durante toda a festa, com plantões e acompanhamento. 

Entre outras atribuições, cabe ao MPMG zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, defender os direitos dos consumidores, proteger o patrimônio público e o patrimônio cultural, acompanhar as atividades das forças de segurança pública, dar suporte a mulheres vítimas de importunação ou abuso sexual, combater a criminalidade, combater todas as formas de discriminação. 

Para atender aos cidadãos que identificarem eventuais violações de direitos, o MPMG disponibilizará atendimento durante todo o carnaval. 

Telefone de plantão: (31) 99903-0729 (capital) 

Para acessar a lista de promotores de Justiça de plantão (capital e interior), clique no link abaixo. 

https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/servicos/acesso-a-informacao/plantao-de-promotores/ 

Plantão Integrado Acolhe Minas
O MPMG, por meio do Centro Estadual de Apoio às Vítimas (Casa Lílian), faz parte do núcleo integrado e poderá ofertar acolhimento e atendimento integral à mulher vítima de violência durante o carnaval. 

Local: Praça da Liberdade, 470, Funcionários, Belo Horizonte. 

Horário: das 10h às 19h - de sábado, 10, a terça-feira, 13 de fevereiro. 

Utilização de câmeras pela Polícia Militar

Cabe ao Ministério Público exercer o controle externo da atividade policial, acompanhando as atividades para que a segurança pública seja prestada com eficiência e respeito a todos os cidadãos. Os principais objetivos são garantir a adequação dos procedimentos empregados e trabalhar em cooperação com as forças de segurança pública para a defesa da população. Este ano, no carnaval de Belo Horizonte, os policiais militares encarregados da segurança utilizarão câmeras operacionais portáteis (COP) para aumentar a eficácia de suas operações. As câmeras, integradas aos uniformes dos policiais, proporcionam uma visão objetiva e em tempo real das interações entre os agentes de segurança e o público durante as festividades. Além de aprimorar a segurança do evento, a utilização das COPs visa fornecer evidências claras em caso de incidentes, promovendo transparência e responsabilidade de todos.  

Outros telefones úteis
Disque 190 - Polícia Militar (para casos de flagrante delito) 

Disque 181 - Polícia Civil (para realizar denúncias anônimas) 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

 

Final do conteúdo