Início do conteúdo

[ INICIO DO CARROSSEL ]
Se deixar vazio, a legenda não aparecerá.
? INSIRA ABH - curso mediacao Compor _2_.jpegBH - curso mediacao Compor _1_.jpegBH - curso mediacao Compor _3_.jpegS FOTOS AQUI ?
[ FIM DO CARROSSEL ]
Preencha os campos acima. As fotos serão transformadas em um carrossel na página publicada.

Entre os dias 5 e 9 de outubro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promove Curso de Mediação voltado a membros da instituição. O objetivo é capacitar os participantes em negociação e mediação, apresentando seus fundamentos, princípios, técnicas e base normativa, com atividades práticas voltadas ao desenvolvimento de habilidades de construção de consensos e à formação de mediadores para atuação nos procedimentos de mediação do MPMG. 

Na manhã dessa segunda-feira, 5, durante a abertura do curso, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, destacou que a mediação representa uma das expressões mais qualificadas da atuação resolutiva do Ministério Público, ao permitir a construção de soluções efetivas para conflitos complexos antes da judicialização, sem abrir mão da firmeza na defesa dos direitos da sociedade. Segundo ele, mais do que uma técnica de consenso, a mediação exige preparo, estratégia e compromisso com resultados concretos. “Muitas vezes, o melhor resultado para a sociedade nasce antes da sentença, quando conseguimos transformar o conflito em uma solução legítima, executável e capaz de produzir mudanças reais na vida das pessoas”, afirmou o procurador-geral de Justiça. 

Também estiveram presentes na abertura, a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), procuradora de Justiça Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo, e a coordenadora técnico-jurídica do Compor-MPMG, promotora de Justiça Danielle de Guimarães Germano Arlé, que ministrará o curso. 

A ação educacional conta com dez módulos: Ambientação; Conflitos e seu tratamento adequado; O Ministério Público e a autocomposição; Os distintos métodos autocompositivos; A negociação: conceito, princípios, elementos e procedimento; Dicas práticas para a negociação; Mediação: conceito, tipos, escolas e princípios; Mediação: a(o) mediadora(or); Mediação: procedimento; e Mediação: ferramentas. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo