Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, juntamente com autoridades municipais e estaduais com atuação na comarca de Águas Formosas, no Vale do Mucuri, criaram, na última quarta-feira, 18 de março, um grupo de trabalho permanente para o enfrentamento do novo coronavírus (Condiv-19) na região.

O objetivo do grupo é avaliar, todos os dias, a situação dos municípios quanto ao combate à pandemia, em especial a quantidade de casos suspeitos, confirmados, as medidas administrativas adotadas pelo poder executivo dos municípios, as necessidades e demandas dos hospitais da comarca, entre outros aspectos.

No encontro que resultou na criação da equipe de trabalho, o promotor de justiça Lucas Faria Cerqueira Estrela, e o diretor do foro de Águas Formosas, juiz Matheus Moura Matias Miranda, apresentaram a situação atual de casos de coronavírus no mundo e ressaltaram a necessidade de a comarca estar preparada para enfrentar a pandemia.

De acordo com Lucas, a Promotoria de Justiça de Águas Formosas está atuando na fiscalização das medidas adotadas e na recomendação de determinadas formas de atuação, para que não haja excessos e desrespeito à ordem jurídica.

Ainda segundo ele, com base na reunião, foi criado grupo de whatsapp com todas as autoridades e diretores dos hospitais para acompanhamento diário da evolução do vírus, com boletins diários, facilitação no diálogo entre as autoridades, divulgação oficial diária sobre a evolução da Covid-19 mediante expedição de boletim para rádios e outros veículos de comunicação locais. “O boletim diário visa informar o cidadão acerca do quadro da pandemia na comarca mediante dados oficiais, objetivando coibir as fake news”, explica o promotor de Justiça.

Também foram criados e-mails em cada município para o envio de manifestações pelos munícipes sobre questões referentes ao vírus, como denúncias de casos suspeitos.

Além de Águas Formosas, a comarca é composta pelos municípios de Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Machacalis, Santa Helena de Minas e Umburatiba e pelos Distritos de Água Quente, Umburaninha, Nova Santa Luzia e Bom Jesus da Vitória.

Confira os e-mails para envio de manifestações pelos munícipes:

Águas Formosas: coronavirusaguasformosas@gmail.com

Bertópolis: coronavirusbertopolis@gmail.com

Crisólita: coronavirus.crisolita@gmail.com

Fronteira dos Vales: coronavirusfronteiradosvales@gmail.com

Santa Helena de Minas: coronavirussantahelenademinas@gmail.com

Machacalis: coronavirusmachacalis@gmail.com

Umburatiba: coronavirusumburatibamg@gmail.com

Participaram da reunião de criação do grupo de trabalho prefeitos, secretários municipais de Saúde, procuradores, servidores dos municípios, diretores dos hospitais dos sete municípios que compõem a comarca, além de representantes da Polícia Militar, da unidade prisional de Águas Formosas e da Fundação Nacional do Índio.

Veja o boletim do grupo de trabalho atualizado na manhã desta segunda-feira, 23 de março.

 

*Com informações do TJMG


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
23/03/2020

Final do conteúdo