Notícias - InstitucionalMPMG inaugura sede da Promotoria de Justiça de Monte Azul, na Região Norte
Foi inaugurada nessa segunda-feira, 22 de junho, a sede da Promotoria de Justiça de Monte Azul, na Região Norte do estado. A cerimônia contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, promotor de Justiça de Monte Azul, Gabriel Carvalho Marambaia, deputado estadual, Oscar Teixeira, prefeito de Monte Azul, Saulo Gabriel Antunes Feliciano, membros da Administração Superior do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), autoridades locais, servidores e estagiários do MPMG entre outros convidados.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, “a entrega da sede de Monte Azul representa a presença viva do Ministério Público junto à população, com estrutura, dignidade, acolhimento e condições adequadas para o desempenho de sua missão constitucional. Inaugurar uma sede do Ministério Público nesta região significa fortalecer o acesso à Justiça, aproximar a Instituição do cidadão e reafirmar nosso compromisso com a defesa da sociedade, da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos fundamentais”.
Ainda conforme Paulo de Tarso, “uma sede do Ministério Público é muito mais que um espaço físico. É casa de escuta, de diálogo, de proteção e de esperança. É o lugar onde chegam as demandas da sociedade, onde se acolhem inquietações legítimas, onde se constroem soluções e onde se afirma, todos os dias, o valor da cidadania. Aqui, nesta nova sede, cada sala, cada ambiente e cada espaço de atendimento devem servir a um propósito maior. Oferecer à população de Monte Azul e região um Ministério Público cada vez mais presente, eficiente, humano e resolutivo”.

Para o procurador-geral de Justiça, o MPMG tem a convicção que investir em estrutura é investir em cidadania. “Cada nova sede inaugurada traduz respeito ao cidadão, valorização dos membros e servidores, fortalecimento da presença institucional e compromisso com resultados concretos para a sociedade”, finaliza.
O promotor de Justiça Gabriel Marambaia disse que, inaugurar a sede do MPMG em Monte Azul vai muito além de entregar paredes e concreto. “Esse prédio representa a força e a presença viva do Ministério Público mesmo nas comarcas mais afastadas de Minas Gerais. É o símbolo físico do compromisso inabalável desta instituição com a cidadania, reafirmando que não importa a distância geográfica, o cidadão sempre terá ao seu lado a defesa da lei e a garantia dos seus direitos. Mais do que uma estrutura moderna, este espaço consolida o excelente serviço que a instituição presta diariamente à sociedade, promovendo a justiça, combatendo as desigualdades e acolhendo aqueles que mais precisam”.

Ainda conforme Gabriel, “o dia de hoje não representa apenas um marco no nosso calendário, mas sim a celebração de um esforço conjunto. Uma prova viva de que as grandes transformações não nascem da vontade de um único indivíduo, mas sim da união de propósitos, da cooperação entre as instituições e do trabalho incansável de pessoas que dedicam suas vidas ao bem comum”.
A sede do MPMG em Monte Azul fica situada na Alameda Antônio de Oliveira Neto, nº 79, no bairro Esplanada.
O evento contou com o apoio da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP).
Fotos: Maycon Douglas
