Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mantena, em conjunto com a Polícia Civil, deflagrou na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, a Operação “Printer”. A ação faz parte de investigações sobre supostos crimes contra a Administração Pública, relacionados a fraudes em licitações e contratos emergenciais para o combate à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) no município de Mendes Pimentel, no Vale do Rio Doce.

A operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão, realizados nas sedes e em endereços ligados a empresas situadas na cidade de Governador Valadares, conforme medidas cautelares obtidas pelo MPMG junto ao Poder Judiciário. A decisão da Justiça determinou, também, afastamento temporário de servidores públicos.

Durante as diligências, foram apreendidos celulares, computadores e documentação relacionada às práticas criminosas sob investigação.

As apurações tiveram início a partir de informações enviadas pela Prefeitura de Mendes Pimentel à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Mantena para fins de acompanhamento à execução da política de transparência pública em relação às contratações emergenciais realizadas pelo referido ente público.

A Promotoria de Justiça de Mantena é uma das 107 de todo o estado de Minas Gerais que já aderiram à fiscalização da transparência das despesas públicas suportadas com o enfrentamento da pandemia, nos moldes do roteiro de atuação proposto no Ofício Circular 04/2020, expedido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Patrimônio Público (CAOPP), que faz parte da ação articulada desenvolvida no âmbito da ARCCO.

 

 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
14/07/20

Final do conteúdo