Início do conteúdo


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata – unidade Juiz de Fora, em conjunto com as Polícias Militar e Civil de Minas Gerais e Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagou na manhã de hoje, 20 de maio, a operação Angry Bird. 

 

Os alvos da operação são acusados de integrar organização criminosa voltada para a prática dos crimes de tráfico interestadual de animais silvestres, maus-tratos de animais, lavagem de dinheiro e comércio irregular de arma de fogo. Foram expedidos 13 mandados de prisão e de busca e apreensão em Juiz de Fora, Lima Duarte, Bias Fortes e Duque de Caxias (RJ). 

Até o início da tarde, foram presas oito pessoas, além de apreendidos cerca de 100 pássaros, especialmente da espécie trinca-ferro, material de caça, armadilhas, gaiolas, celulares, documentos, um veículos e cheques, no valor total de aproximandamente R$ 380 mil. As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Estadual de Florestas (IEF). 
 

Juiz de Fora - operacao Angry Bird 2.jpeg

 

As investigações comprovaram que os animais são capturados por caçadores profissionais em diversos municípios da Zona da Mata mineira e no Campo das Vertentes e, em seguida, entregues para os traficantes, que os comercializa com outros traficantes dos municípios de Duque de Caxias, Petrópolis e São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, onde são vendidos em feiras livres.  

Segundo apurado, a prática criminosa gera elevada lucratividade para os traficantes iniciais e secundários, que ocultam os recursos por meio da aquisição de veículos e imóveis. Além disso, ficou comprovado que a organização criminosa também participa do comércio de armas de fogo, as quais são utilizadas como moeda de troca no comércio clandestino.  

Juiz de Fora - operacao Angry Bird 3.jpeg

 

Todos os alvos foram denunciados pelo MPMG e se transformaram em réus no processo nº 0026086-65.2021.8.13.0056, na 3ª Vara Criminal da Comarca de Barbacena, que expediu os mandados de prisão e de busca e apreensão. 

Juiz de Fora - operacao - Angry Bird 1.jpeg


A operação desta sexta-feira contou com a participação de promotores de Justiça e agentes do Gaeco, policiais do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, do Comando de Operações Especiais da PRF de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, do Grupo de Patrulhamento Tático das Delegacias PRF de Juiz de Fora e de Petrópolis, do Grupo de Fiscalização de Transporte da Delegacia PRF de Juiz de Fora, policiais civis e penais de Minas, além de dois veterinários do MPMG e um do Cetas/IEF. 

Juiz de Fora - operacao Angry Bird 4.jpg

No final da manhã, foi realizada entrevista coletiva, da qual participaram os promotores de Justiça Thiago Carvalho, coordenador do Gaeco/Juiz de Fora, e Alex Santiago, promotor de Defesa do Meio Ambiente de Juiz de Fora; Jader Augusto, da Polícia Militar do Meio Ambiente; Junie Penna, da PRF Juiz de Fora; Sílvio Martins, da Polícia Penal; e Márcio Henrique, da Polícia Civil. 
Assinatura Cejor

 

 

 

 

 

Final do conteúdo