Início do conteúdo

A Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Nossa Senhora da Mercês, em São João Del Rei, no Campo das Vertentes, terão um importante reforço de caixa para fazer frente ao potencial de proliferação do coronavírus na região. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) teve deferido pelo Poder Judiciário pedido para a destinação de R$125 mil para cada um das instituições, para a aquisição de respiradores e ampliação de leitos de UTI.

O valor é fruto de multa por descumprimento das cláusulas de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado, em 2009, pelo MPMG, para a realização de concurso público no Município de Tiradentes. Contudo, tendo em vista a situação emergencial do país, a instituição solicitou que parte do valor – R$250 mil -, o qual seria destinado ao Fundo Estadual do Ministério Público, fosse remetido para o enfretamento à Covid-19 na região.

Segundo apurado pelo MPMG, o município de São João Del Rei não possui equipamentos suficientes para atender à demanda esperada de pacientes graves de Covid-19. Encontram-se em falta equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para o enfrentamento do coronavírus e o tratamento de pessoas infectadas, o que, segundo a instituição, deixa toda a população e equipe de saúde expostas ao risco iminente de comprometimento de suas vidas. Além disso, haverá a necessidade de contratar mais médicos e enfermeiros.

Conforme reunião realizada na 5ª Promotoria de Justiça de São João Del Rei no dia 5 de abril, com a presença do promotor de Justiça Igor Provinciali e de diversos atores da saúde pública local, a maior necessidade atual é aumentar a capacidade de atendimento nas duas entidades hospitalares de referência na região.

 

 

 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
15/04/2020
 

Final do conteúdo