Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais deu início nesta terça-feira, dia 29, a mais uma edição do Ministério Público Itinerante, com em Divisópolis, no Vale do Jequitinhonha. O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Jr., destacou, na abertura dos trabalhos a importância da instituição estar disponível para a população. “O Ministério Público está no rumo certo”, avaliou. 

O coordenador-geral de Inclusão e Mobilização Sociais, Paulo César Vicente de Lima, comemorou o retorno das atividades e homenageou o procurador Mauro Flávio Brandão, criador do MP Itinerante. 

Na ocasião, foi assinado o Termo de Adesão à parceria firmada entre o MPMG, Fundação João Pinheiro e prefeitura para formação de membros de organizações sociais municipais para minimizar consequências de desastres naturais.

NOTICIA_MPDIVISOPOLIS.jpg

Durante todo o dia, a praça municipal foi tomada por ações que incluíram atendimentos para tirar carteira de identidade, certidão de nascimento e título de eleitor, além de encaminhamento de pedidos de benefícios ao INSS. A Ouvidoria do MPMG recebeu denúncias e reclamações e os promotores de Justiça da Comarca de Almenara e o Procon-MG esclareceram dúvidas da população. Instituições parceiras como Ouvidoria-Geral do Estado, Controladoria-Geral do Estado, Cemig, Prefeitura, Polícia Ambiental, Copasa, Servas, Cemais, TJMG-Cejusc, Sindicato dos Oficiais de Registro Civil do Estado de Minas Gerais (Recivil), TRE, INSS e Polícia Civil estiveram presentes. 

O MP Itinerante é um projeto que leva acesso à Justiça e ao conhecimento dos direitos básicos que cada cidadão precisa para ter uma vida digna. As cidades visitadas pela equipe e parceiros são de difícil acesso a Promotorias de Justiça e com os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos de Minas Gerais.

Outras duas cidades da região serão contempladas nesta etapa, Rio do Prado e Rubim. O MP Itinerante vai visitar 30 municípios em 2022, na retomada do projeto que ficou dois anos paralisado pela pandemia.

Assinatura Cejor

 

 

Final do conteúdo