Início do conteúdo

 

O terceiro e último dia do 20º Encontro Nacional do Terceiro Setor (Enats) ocorreu nesta quarta-feira, 1º de outubro, no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte. O evento, promovido pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS), debateu temas relacionados à governança e à inovação.   

NOTICIA05_20a_enats_caots_dia01-10_EricBezerra_MG_1971.jpg

A apresentação do G20 da Fundamig abriu as exposições e, na sequência, foi realizado o painel “Ministério Público e velamento das fundações privadas: avanços e perspectivas com a nova Resolução Nacional”. Durante a atividade, os painelistas destacaram a importância da Resolução 300, sobre a atuação do MP no velamento das fundações de direito privado.  

A programação contou também com uma apresentação sobre “Boas Práticas de Governança em Projetos Incentivados”. A palestra, feita por Maryna Francielle Pedrosa de Castro, da Fundação ArcelorMittal, retratou a importância dos incentivos nas áreas de educação, cultura e esporte, além de detalhar sobre governança ética e filantropia estratégica.  

Maryna comentou, ao final de sua exposição, sobre a importância da comunicação para o terceiro setor. “Para o terceiro setor, é muito importante pensar na comunicação. A gente precisa reforçar a importância dos projetos localmente, para que ele chegue até as pessoas que precisam dele. Isso é um ganho para a responsabilidade social e de reputação”, finalizou.  

NOTICIA01_20a_enats_caots_dia01-10_EricBezerra_MG_2132_1.jpg

No período da tarde, no palco principal, foi realizado o painel “Inovação tecnológica na Gestão de Parcerias: experiências do Governo Federal, do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte”. A exposição foi feita pelo coordenador-geral de Planejamento e Normas do Governo Federal, Cleber Fernando de Almeida, pela diretora Central de Governança de Plataformas Tecnológicas do Governo de Minas Gerais, Lídia Gonçalves Botelho, e pela controladora adjunta do município, Cláudia Costa de Araújo Fusco. 

O painel de encerramento, no mesmo espaço, teve como tema "Doar para Transformar: Mobilização, Confiança e Propósito na Cultura de Doação" com a participação da integrante do Movimento por uma Cultura de Doação Andrea Victor Wolffenbüttel, da diretora-executiva da FUNDAMIG Nádia Rampi e do coordenador do CAOTS Francisco Angelo Silva Assis com a mediação do líder do Dia de Doar no Brasil Phelipe Sales.

A programação também contou com painéis sobre Gestão de Custo em Projetos, Cultura de Doação e outros impactos sustentáveis, além de rodas de conversa e apresentações culturais. 

 

Veja mais fotos do evento:

20ª Edição do Encontro Nacional do Terceiro Setor ENATS - 01.10.25

 

 

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

 

Final do conteúdo