Início do conteúdo

Teve início hoje, dia 22, e prossegue até amanhã, com transmissão pelo Zoom da Escola Institucional do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a ação educacional "Educação Inclusiva: oportunidades iguais para todos, estratégias diferentes para cada um", promovida pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-Educ) e realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).

Conforme destacou a diretora do Ceaf, procuradora de Justiça Elaine Martins Parise, o objetivo do evento é promover a reflexão sobre a atuação do MPMG na garantia da educação inclusiva e compartilhar informações relevantes sobre possibilidades e avanços na prática inclusiva das escolas.

Nesta terça-feira, o primeiro painel trouxe o tema “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva”.

A promotora de Justiça do MPMG Ana Carolina Zambom Pinto Coelho presidiu a mesa de trabalho. Como mediadora, participou a promotora de Justiça Cíntia Roberta Gomes de Lima, que está à frente da Coordenadora Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Credca) do Sul de Minas.

A coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Estado de Educação, Suelen Cristina Fernandes Coelho, apresentou a palestra inicial “Recursos do atendimento educacional especializado disponibilizados aos alunos de educação especial na rede estadual de ensino”.

NOTICIA01_educacao_inclusivs_20221122_133605 _2_.jpg

Na sequência, a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Regina Célia Passos Ribeiro de Campos, apresentou o tema “Recursos e Estratégias Inclusivas: Orientações para o processo de inclusão escolar”. 

No primeiro dia, centenas de pessoas dos públicos interno e externo acompanharam as palestras, apresentando uma série de perguntas, ao final, e registrando o conteúdo abrangente e a forma didática como Suelen Cristina Fernandes e a Regina Célia Ribeiro expuseram os respectivos temas.

Dia 23 – No segundo dia, quarta-feira, a promotora de Justiça Ana Carolina Zambom Pinto Coelho dá prosseguimento ao debate, presidindo a mesa do painel “Educação inclusiva”.

O professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, Celso Francisco Tondin, apresenta a palestra “Educação inclusiva e articulação da escola com a rede de proteção". Como mediadora dos debates, participou a promotora de Justiça Juliana da Silva Pinto, da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direiros do Idoso e da Pessoa com Deficiência da comarca de Ipatinga.

Finalizando as apresentações, o professor e pós-doutor em Educação, Carlos Roberto Jamil Cury, fala sobre “Educação inclusiva como direito: possibilidades e desafios”. Ana Carolina Zambom Pinto Coelho participa como mediadora dos debates.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

 

Final do conteúdo