Início do conteúdo

Instituições do setor público, filantrópicas, religiosas, empresários e voluntários estão atuando para que não falte alimento à população carente

Fortalecer uma atuação articulada entre os diversos setores da sociedade, em Montes Claros, para não faltar alimento e itens de necessidades básicas às famílias em situação de pobreza, às pessoas em situação de rua e aos catadores de materiais recicláveis, neste momento em que a Covid-19, além das milhares de pessoas infectadas e das mortes já confirmadas, expõe ainda mais a precariedade das condições de vida daqueles que já sofrem com a desigualdade social.
 
Com esse objetivo, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa de Direitos Humanos, em conjunto com a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social (Cimos/Norte), está integrando, articulando e promovendo a Rede de Apoio e Solidariedade de Montes Claros, criada para potencializar as ações solidárias já em curso na cidade. Por esse motivo, foi instaurado Procedimento para Implementação e Promoção de Projeto Social.
 
Segundo os promotores de Justiça envolvidos no projeto, a hora é de solidariedade e exige mobilização e uma articulação fortalecida entre todos os setores para atenuar a grave situação das pessoas socioeconomicamente mais vulneráveis, pois é papel do Ministério Público atuar em parceria com outros órgãos e entidades visando fortalecer ações em benefício do cidadão também nos momentos emergenciais.
 
Além do MPMG, integram a Rede a Prefeitura Municipal de Montes Claros, Ministério Público Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública Estadual, Polícia Civil de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Programa Mesa Brasil Sesc, Arquidiocese de Montes Claros, Câmara Municipal, InterTV Grande Minas, empresários, voluntários da sociedade civil e outras instituições e órgãos públicos, entidades filantrópicas e pessoas físicas.
 
A Rede arrecadará doações de alimentos, produtos de primeira necessidade e valores em dinheiro por meio de depósito em conta na Caixa Econômica Federal, agência 0132, conta 71.043-9, CNPJ 22.678.874/0001-35, OP 006, em nome da Prefeitura de Montes Claros, para receber recursos destinados exclusivamente à REDE e aos seus propósitos.

A iniciativa foi recebida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, com muita satisfaçao.

Para Tonet, o poder de articulação das instituições públicas e da sociedade civil neste momento tão difícil para a população é fundamental para manter a dignidade das pessoas que vão sofrer sérias restrições com esta crise. "Solidariedade e integração serão essenciais para atravessarmos esse cenário. Esse projeto precisa ser expandido para outras regiões e a Procuradoria-Geral de Justiça vai apoiar esse trabalho de expansão", afimou.
 
A prestação de contas dos recursos será realizada no site do município de Montes Claros, permitindo o acompanhamento em tempo real das informações sobre doadores, valores doados e destinação dos recursos, e será acompanhada pelo Ministério Público.
 
Coleta e distribuição - O Programa Mesa Brasil Sesc, que atua há mais de cinco anos em Montes Claros, na coleta e distribuição dos alimentos doados por parceiros do meio empresarial, participa da Rede com a logística de arrecadação e distribuição dos alimentos arrecadados, o que permite atender com agilidade o maior número de pessoas necessitadas.
 
Objetivo
– A Rede tem, entre outros objetivos, promover o levantamento das pessoas em situação de rua e dos catadores de materiais recicláveis; localizar famílias em situação de pobreza, prioritariamente aquelas com idosos, crianças  e adolescentes e grupos de risco da Covid-19, com ajuda das escolas estaduais e municipais, dos CRAS, dos Conselhos Tutelares, de agentes de saúde.
 
Também é objetivo da Rede a busca de parceiros para a doação de alimentos, de itens de higiene e de recursos financeiros a serem utilizados para aquisição de produtos.
 
Grupos de trabalho – Cabe aos Grupos de Trabalho levantar informações sobre o público alvo a ser atendido e possíveis doadores, captar voluntários para a execução do projeto, divulgar para o público as formas de contribuição, gerenciar a logística de coleta e distribuição dos donativos, e cuidar da gestão da conta bancária e da prestação de contas dos valores recebidos.

 
Acesse o Programa Rede aqui

 

Mnistério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/
MPMG.oficial
1º/04/2020

Final do conteúdo