Início do conteúdo

É o projeto social Família Presente, que visa oferecer produtos alimentícios e de higiene e informações sobre o coronavírus

Em Conselheiro Lafaiete, os promotores de Justiça da Família, Edgard Augusto Alves Santos e Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara, idealizadores do projeto social  “Família Presente”, que desde 2017 reúne órgãos públicos e entidades filantrópicas, sob articulação e coordenação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), estão buscando novos parceiros para a rede emergencial de apoio que vai integrar o projeto. 

O objetivo é arrecadar alimentos e produtos de higiene para as famílias em situação de vulnerabilidade social, que vão receber também informações sobre prevenção da Covid-19. 

Neste momento, o projeto “Família Presente” está identificando e convidando entidades assistenciais e órgãos públicos, com experiência em trabalho social, para compor essa rede emergencial de apoio que irá dividir informações, compartilhar experiências e cooperar em ações para evitar doações em duplicidade e possibilitar que todos os necessitados sejam assistidos.

Os promotores de Justiça esclarecem que não haverá arrecadação de dinheiro e que os produtos recebidos serão encaminhados às entidades integrantes da rede.

Como participar - Entidades e órgãos públicos, doadores e voluntários interessados em integrar a rede podem contactar o MPMG pelo telefone (31) 3763-8088; e-mail pjclafaiete@mpmg.mp.br ou entrar em contato com as entidades parceiras. 

Diretrizes - Visando a valorização da ajuda recebida, os envolvidos - comunidade, doadores e beneficiários -, serão orientados sobre os procedimentos do projeto, inclusive sobre a responsabilidade na prestação de contas. 

O MPMG atuará exclusivamente como intermediário, agregador e fomentador da rede. Caberá às entidades parceiras e aos voluntários receber, distribuir e fiscalizar a entrega das doações.

Serão observados o respeito absoluto entre os participantes e à forma de atuação de cada um, assim como a impessoalidade, o apartidarismo e a autonomia para  trabalharem com a comunidade, com os grupos e com as plataformas que a entidade definir.

Integrantes da Rede - A cada dia, novos colaboradores estão integrando esta ação conjunta, composta atualmente pela Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública e Poder Judiciário de Minas Gerais (Cejusc); Secretaria Municipal de Assistência Social; Câmara Municipal; Conselho Tutelar; Rede Solidária; Central da Solidariedade; Fraternidade Feminina Estrela de Queluz; Movimento Familiar Cristão; Só Amor Centro Adolescente Ativo; Famocol; Conselho Imaculada; Vicentinos; Conselho Sagrado Coração de Jesus; Grupo Espírita André Luiz; Lions; Paróquia Nossa Senhora da Conceição Rádio Queluz; e Sou do Bem, entre outras entidades e voluntários.

O MPMG solicita aos convidados a integrar a rede que respondam, de forma simples, por whatsapp, se preferirem, o seguinte:


1. Há interesse dessa entidade em integrar a rede emergencial?

2. Como essa entidade tem prestado socorro às famílias em situação de vulnerabilidade. Há fornecimento de cestas básicas ou de outros produtos.?

3-. Em que medida foram afetados os serviços assistenciais prestados por essa entidade filantrópica ou órgão governamental?

4. Quais medidas podem ser tomadas para retornar com os serviços porventura suspensos? Há necessidade de apoio dos órgãos de segurança pública, por exemplo?

5. Essa entidade já passou informações acerca da pandemia diretamente para as famílias em situação de vulnerabilidade? Se sim, que tipo de informação?

6. De que forma tais informações podem ser criadas/incrementadas e melhor disseminadas?


O MPMG se coloca à disposição para receber sugestões das entidades interessadas em participar da rede emergencial do projeto Família Presente. Participe. Sua ajuda vai fazer a diferença para quem está necessitado. 

 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
30/04/20  
 
Final do conteúdo