Notícias - ConsumidorCompras por impulso: a armadilha que ameaça seu bolso
O consumo impulsivo é uma porta aberta para os golpistas, cuidado!
Neste episódio, o "Procon, Corre Aqui!" aborda os riscos relacionados ao hábito de comprar sem necessidade ou além das possibilidades financeiras. Esse comportamento, muitas vezes movido por emoções, pode levar ao endividamento e se torna ainda mais perigoso quando esbarra na má-fé de golpistas. Nesse cenário, marcado pelo consumo desmedido e pela falta de atenção em compras presenciais ou online, os estelionatários encontram um terreno fértil para agir, expondo o consumidor a diversos prejuízos. Em Belo Horizonte, o estelionato já é o principal crime registrado na Delegacia do Consumidor.
A Delegada de Defesa do Consumidor da Polícia Civil de Minas Gerais, Elyenni Celida da Silva, explica como as emoções influenciam as decisões de compra, como a tecnologia intensificou o consumo por impulso e como isso pode afetar até a vida pessoal. Segundo a delegada, o endividamento é um dos fatores que mantém pessoas em relacionamentos abusivos. Elyenni Celida também aponta quais golpes estão em alta e apresenta dicas práticas de prevenção.
A universitária Beatriz Nogueira, de Belo Horizonte, compartilha sua experiência e revela, na prática, como estratégias comerciais podem funcionar como armadilhas para consumidores com tendência a comprar por impulso.
Aperte o play e saiba mais sobre essa questão, que impacta o nosso dia a dia. Afinal, todos nós somos consumidores!
