Início do conteúdo

Local:Largo das Forras,TiradentesInício:05/03/2026 10:00hsFim:05/03/2026 12:00

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promove, no dia 5 de março, às 10h, a entrega de 10 charretes elétricas ao município de Tiradentes. O tema é acompanhado pela Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda/MPMG), em apoio à Promotoria de Justiça de São João del-Rei.

A iniciativa marca um grande passo para a transição do modelo de passeios turísticos no município, com substituição gradual da tração animal por tecnologia elétrica, buscando preservar a tradição local, manter a atividade dos charreteiros e promover inovação com responsabilidade social, ambiental e institucional.

O projeto foi impulsionado pela propositura da Ação Civil Pública, pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, em que foi firmado acordo judicial para executar alternativa da substituição do veículo de tração animal, possibilitado pelo Termo de Compromisso entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais com a participação da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais e da Promotoria de Justiça de São João del-Rei, o Instituto Arbo, a Prefeitura de Tiradentes, Associação de Charreteiros, o Fórum Nacional e o Deputado Noraldino.

O eixo central da transição é o direito dos animais, especialmente no que se refere ao bem-estar deles e à superação progressiva do uso de animais em atividade de tração no contexto turístico. Nesse sentido, a entrega das charretes elétricas representa não apenas uma inovação tecnológica, mas também a concretização de uma solução voltada à proteção animal, sem ruptura com a identidade cultural e turística de Tiradentes.

A ação integra o Projeto Charretour, realizado pelo Instituto Arbo, com apoio do Ministério Público do Estado de Minas Gerais por meio da Plataforma Semente, e representa um avanço na transição para um modelo de transporte turístico mais compatível com as diretrizes de proteção e bem-estar animal. Em primeiro momento, foi desenvolvido, testado e aprovado o protótipo da charrete elétrica. As charretes foram desenvolvidas pela empresa Verth, que tem entre suas soluções a Carruagem com motorização 100% elétrica, reunindo tecnologia de ponta, forte apelo ambiental e preservação estética da experiência turística.

Com a entrega das 10 unidades, Tiradentes avança como referência em turismo consciente, mobilidade sustentável e respeito aos animais, em uma transição construída com diálogo, planejamento técnico e cooperação institucional, tendo o Instituto Arbo como realizador do projeto.

Data do evento: 05 de março de 2026 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Largo das Forras – Tiradentes/MG

O evento contará com representantes do município de Tiradentes, da Associação de Charreteiros, do Instituto Arbo, membros do MPMG e autoridades convidadas.

WhatsApp Image 2026-03-02 at 13.24.41 _2_.jpeg

Foto: Verth/divulgação

Final do conteúdo