Início do conteúdo

Parceria entre MPMG, TJMG e UFMG vai oferecer acompanhamento e orientação a pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até cinco anos

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciou, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, projeto voltado à orientação de famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até cinco anos de idade.

A iniciativa foi discutida em reunião realizada em 13 de agosto e tem como objetivo ampliar o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social a informações e orientações especializadas sobre o desenvolvimento infantil e o autismo.

O projeto contará com a participação de profissionais da UFMG vinculados ao Projeto Praia, que compartilharão conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro de crianças com TEA e sobre estratégias que podem ser adotadas pelas famílias para estimular o aprendizado, o desenvolvimento e o bem-estar físico e emocional das crianças.

Orientação parental

De acordo com os participantes da iniciativa, os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Nesse período, a orientação adequada às famílias pode contribuir para a adoção de práticas que favoreçam o desenvolvimento das crianças e fortaleçam o ambiente familiar.

O primeiro grupo de famílias receberá orientações por meio de atendimentos on-line. A proposta também prevê o acompanhamento de profissionais que poderão atuar como multiplicadores do projeto, ampliando o alcance das ações.

Acesso à cidadania

A parceria entre MPMG, TJMG e UFMG busca fortalecer o acesso da população aos direitos e aos serviços de apoio às famílias de crianças com autismo, aproximando conhecimento técnico e sistema de Justiça dos cidadãos da região.

Durante a reunião, representantes da UFMG também divulgaram o Seminário Praia UFMG 2026, programado para os dias 11 e 12 de setembro. O evento abordará temas relacionados à orientação parental, ao desenvolvimento infantil e ao atendimento de famílias na universidade.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo