Início do conteúdo

 

 

Reunião de Membros do MPMG para criação da AMMP

 

1953 Reuniao AMMP.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Acervo do Memorial do MPMG | Doação: Joaquim Cabral Netto.

Na foto: 1. Nelson Sena; 2. João Brás da Costa Val Filho; 3. Mauro da Silva Gouvêa; 4. Celso Cordeiro Machado; 5. José Manoel Marques Lopes; 6. Moacir Navarro; 7. Arnaldo Sena; 8. José Cupertino Gonçalves; 9. José Barroso; 10. Eduardo Heringer.

Em 1953 foi realizada reunião de Membros do Ministério Público de Minas Gerais para tratar da criação da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP). Esse momento foi registrado nesta fotografia, incorporada ao acervo do Memorial do MPMG a partir de doação do Procurador de Justiça, Joaquim Cabral Netto.

O texto a seguir, conta um pouco sobre a história de criação da AMMP, a partir de recortes extraídos da obra “História do Ministério Público de Minas Gerais: A Associação Mineira do Ministério Público”, de autoria do Procurador de Justiça.

 “A ideia de se criar um órgão de classe do Ministério Público em Minas Gerais surgiu nos meados da Década de 1940, na gestão do Procurador-Geral Onofre Mendes Júnior.

A mais antiga foto de uma reunião de membros do Ministério Público, datada de julho de 1953, foi tirada num restaurante que funcionava no segundo andar do Edifício Acaiaca, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte. Naquela oportunidade, os que ali compareceram estudavam a criação de uma associação de classe e procuravam maneiras de lutar pela melhoria de seus vencimentos.

De fato, no dia 11 de julho de 1957, na Procuradoria-Geral do Estado (atual Procuradoria-Geral de Justiça), sob a presidência do Doutor José Manoel Marques Lopes, Procurador-Geral do Estado em exercício, reuniram-se representantes do Ministério Público da Capital e do Interior, com o objetivo de criar uma associação de classe para congregar os membros do Ministério Público em atividade, em disponibilidade e aposentados.

Deliberou-se, naquela oportunidade, constituir uma Comissão denominada de Diretoria Provisória, composta pelos Doutores Mauro da Silva Gouvêa – Presidente; José Cupertino Gonçalves – Secretário e José Diogo de Almeida Magalhães – Tesoureiro, para se encarregar da elaboração dos Estatutos da futura Associação Mineira do Ministério Público – AMMP – e de seu posterior registro”.

No ano de 2023, a Associação Mineira do Ministério Público comemorou 70 anos, destacando-se pela iniciativa e vanguarda e sendo um modelo para todas as entidades de classe congêneres do país, seja pelas gestões implantadas e pela estrutura humana e física disponível, seja pelos benefícios oferecidos aos associados.

Para saber mais sobre a história do MPMG e da AMMP, acesse a lista de sugestões do Memorial e consulte a disponibilidade de empréstimo no acervo da Biblioteca.

 

O projeto Memória em Destaque tem como objetivo divulgar a história do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio do acervo do Memorial da instituição. Objetos, documentos, fatos e biografias vêm sendo destacados no ambiente expositivo e apresentados nos veículos de comunicação da Procuradoria-Geral de Justiça, onde são evidenciadas peculiaridades e informações técnicas, descritivas e narrativas dos itens expostos.

As matérias subdividem-se em quatro categorias, que denotam cenas fundamentais presentes na instituição: acervos tridimensionais, ações, espaços e pessoas.

- Acervos tridimensionais - objetos relacionados ao cotidiano do trabalho no Ministério Público;
- Ações - atuações e marcos históricos da trajetória do parquet mineiro;
- Espaços - representados pelas Sedes da Procuradoria-Geral de Justiça, o que deixa entrever o seu crescimento e a sua evolução;
- Pessoas - membros e personalidades ilustres que fizeram parte da história do MPMG.

Confira abaixo os destaques (por ordem descrescente de publicação neste portal).

Acervos Tridimensionais 

Ações  
 
Espaços

Pessoas
 

Série Ouvidores



Série Corregedores-Gerais



Série Procuradores-Gerais de Justiça



Série Membros Ilustres

 

 

Homenageados 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Final do conteúdo