Notícias - Inclusão e Mobilização SociaisMP Itinerante visitará quase 60 municípios em 2026, com atendimento inédito à população ribeirinha do Rio São Francisco
Entre fevereiro e dezembro deste ano, o MP Itinerante, programa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que promove acesso à cidadania para a população de municípios mineiros que não dispõem da presença cotidiana do promotor de Justiça, visitará 59 municípios, contemplando todas as regiões do estado. Este ano uma iniciativa inédita será o atendimento à população ribeirinha do Rio São Francisco, residente na Região Norte de Minas Gerais.

Os atendimentos terão início no Vale do Jequitinhonha, passando pelos municípios de Salto da Divisa, Santo Antônio do Jacinto e Santa Maria do Salto entre os dias 3 e 5 de fevereiro. Em dezembro, entre os dias 1º e 4, a programação será encerrada, também no Vale do Jequitinhonha, nos municípios de Itinga, Coronel Murta, Josenópolis e Botumirim.

Clique aqui e veja o cronograma completo do MP Itinerante 2026.
Atendimento à população ribeirinha
Em março, entre os dias 2 e 13, os atendimentos serão feitos à população que mora às margens do Rio São Francisco, na Região Norte de MG. Serão atendidos os municípios de Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma (distrito de Barra do Guaicuí), Ibiaí, Ponto Chique, São Romão, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Januária e Itacarambi.
Ministério Público Itinerante
O projeto tem o objetivo de promover uma maior aproximação do Ministério Público com a sociedade e é desenvolvido pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), priorizando o atendimento a municípios que possuem baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). A ação mobiliza diversos parceiros que oferecem palestras e vários serviços, como a emissão de documentos, certidões, atendimentos sobre previdência e orientação jurídica.
Documentário MP Itinerante 15 anos
O documentário “MP Itinerante 15 anos”, produzido pela Assessoria de Comunicação (Asscom) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e lançado no dia 28 de novembro de 2025, celebra a trajetória do projeto, marcada por parcerias, inovação e impacto social. A iniciativa se consolidou como um canal de aproximação entre a instituição e a população mineira, principalmente em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Entrevista com o coordenador do CAO-Cimos sobre o MPI
O projeto que leva o atendimento do Ministério Público a todos os cantos de Minas completou 15 anos. O promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais, o CAO-Cimos, conta ao TV MP Entrevista o que MP Itinerante tem feito com o objetivo de garantir acesso à Justiça e direitos básicos para toda a população do Estado.
