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O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG), tendo em vista a suspensão de todas as operações pela Ita Transportes Aéreos, do Grupo Itapemirim, presta as seguintes orientações aos consumidores que não obtiveram o reembolso do valor pago ou a reacomodação em outro voo:  

 

Registre todos os contatos ou tentativas de contato com a empresa, anotando a forma (telefone, e-mail, chat, etc.), nomes de atendentes, datas e horários, e tratativas feitas;  

Cadastre a reclamação no site www.consumidor.gov.br, plataforma governamental, para solução de conflitos em relações de consumo;  

Caso tenha contratado viagens, hotelaria ou eventos turísticos, guarde todo material referente à contratação. Se não possuir, solicite à agência de viagem, ao hotel ou à empresa de eventos turísticos cópia/comprovação do contrato;  

Se, em virtude da ausência de assistência da empresa Ita Transportes Aéreos, teve gastos, como alimentação extra e hospedagem, solicite e guarde os comprovantes, como notas ou cupons fiscais, ou contratos.  
 
Essas medidas são necessárias, pois, apesar das providências adotadas pelos Procons, pela Secretaria Nacional do Consumidor (do Ministério da Justiça) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) os danos experimentados pelos consumidores são distintos, devendo, em eventual ação judicial, haver a comprovação dos prejuízos sofridos.

Assinatura Cejor

 

 

 

 

 

 

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