Notícias - ConsumidorNova ferramenta do Procon-MPMG integra dados do 'ProConsumidor' para fortalecer o monitoramento de relações de consumo em Minas Gerais
Ferramenta amplia a transparência, qualifica a análise de dados e reforça a atuação do Ministério Público na defesa do consumidor
O Procon-MPMG, órgão dedefesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), lança seu novo BI (Business Intelligence), acessível por meio de painel interativo, com o objetivo de ampliar a transparência e a eficiência na análise de dados relativos a reclamações e demandas de consumidores em Minas Gerais. A ferramenta reúne dados dos Procons mineiros já integrados à plataforma nacional “ProConsumidor”, permitindo um acompanhamento estratégico dos problemas recorrentes nas relações de consumo e fornecendo informações estratégicas ao Ministério Público e a todo o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.
O “ProConsumidor” é o sistema nacional de registro e gestão das demandas de consumo, utilizado por órgãos de defesa do consumidor em todo o Brasil, sob coordenação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Com a adoção do BI, o Procon-MPMG e outros interessados poderão acessar, de maneira rápida e visual, dados como número de reclamações por tipo de problema, setor econômico, tendência por período e outras estatísticas relevantes, que facilitam a identificação de setores ou fornecedores com recorrência de reclamações.

A sistematização dos dados permite ao Procon-MPMG antecipar riscos, planejar fiscalizações, campanhas educativas ou ações coletivas com base em evidências. “Com a implantação desse BI, o Procon-MPMG dá mais um passo na consolidação de sua missão institucional de proteger o consumidor mineiro, municiando o Ministério Público com dados robustos e confiáveis e fortalecendo a capacidade de atuação preventiva e repressiva contra práticas abusivas ou repetidas irregularidades no mercado de consumo”, afirma o promotor de Justiça e coordenador do Procon-MPMG, Luiz Roberto Franca Lima.
Acesso à ferramenta
Para visualizar o BI, clique aqui.
Promotores de Justiça, servidores, integrantes da rede de defesa do consumidor e demais interessados poderão consultar os dados para pesquisas, estudos, diagnósticos e elaboração de relatórios. “A criação deste BI mostra que o Procon-MPMG não entrega apenas orientação; entregamos estrutura, inteligência e ferramentas de gestão. Esses instrumentos fortalecem toda a rede de proteção ao consumidor e reafirmam o compromisso do Ministério Público com uma atuação próxima, técnica e resolutiva”, destaca a coordenadora da Assessoria Jurídica do Procon-MPMG, Christiane Pedersoli.
