Notícias - Criança e AdolescenteMPMG realiza evento em Araçuaí voltado à prevenção do acolhimento institucional de crianças e adolescentes
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou nesta terça-feira, 4 de novembro, a palestra “Prevenção ao acolhimento institucional: fluxos para atuação em rede”, direcionado às redes de proteção dos municípios que compõem a comarca de Araçuaí.
Promovido pela Promotoria de Justiça de Araçuaí, em parceria com a Coordenadoria Regional de Defesa da Criança e do Adolescente (CREDCA) do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, o evento teve o objetivo de fortalecer a atuação integrada entre órgãos e municípios.

Participaram do encontro representantes da rede socioassistencial, do Poder Judiciário, de Conselhos Tutelares, além de servidores municipais. A mobilização para o comparecimento dos profissionais foi feita junto às prefeituras da região, que aderiram à iniciativa e incentivaram a participação das equipes técnicas.
Durante o evento, foram realizadas palestras pelas promotoras de Justiça de Araçuaí Úrsula Oliveira da Cunha e da CREDCA VJM Mariah Santos Santanna, além de oficinas ministradas por assistentes sociais da CREDCA e do Poder Judiciário, que abordaram aspectos legais, técnicos e práticos da prevenção ao acolhimento institucional.
A idealização do encontro surgiu diante do aumento do número de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente nos municípios da comarca, o que evidenciou a necessidade de fortalecer a atuação em rede e a adoção de estratégias preventivas, voltadas à garantia do direito à convivência familiar e comunitária.

Segundo as organizadoras do evento, o objetivo principal foi estimular a integração entre os diversos atores da rede de proteção – incluindo Assistência Social, Educação, Saúde, Conselhos Tutelares, Equipe do Acolhimento Institucional – para o desenvolvimento de fluxos de trabalho que privilegiem a proteção integral e a intervenção precoce em situações de vulnerabilidade, evitando que o acolhimento institucional se torne a primeira resposta diante de situações de risco.
De acordo com a Promotoria de Justiça de Araçuaí e a CREDCA do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, o MPMG tem atuado para a promoção de políticas públicas eficazes e articuladas, capazes de assegurar o melhor interesse de crianças e adolescentes e o fortalecimento das famílias na região.
