Início do conteúdo

A exposição está montada no Memorial do MPMG e poderá ser visitada até o dia 1º de julho de 2022. A visita é gratuita, aberta ao público, no horário de 13h às 17h.

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), inaugurou, nesta terça-feira, 17 de maio, uma exposição para homenagear e apresentar a trajetória do promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos.

Participaram da cerimônia de inauguração o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; a diretora do CEAF e presidente do Conselho Curador do Memorial, Elaine Martins Parise; o corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida; a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus e o procurador de Justiça aposentado, ex-corregedor e membro do Conselho Curador do Memorial, Joaquim Cabral Neto.

BeloHorizonte_ExposicaoChicoLins_Noticia05_CamilaSoares_DSC_5338.jpg

Em seu pronunciamento, Elaine Martins Parise afirmou que é uma honra prestar essa justa e merecida homenagem ao profissional que tanto se destacou em sua atuação profissional. “A vida do Chico foi ceifada covardemente em razão de sua reconhecida dedicação e combatividade no exercício das funções. Passados 20 anos do ocorrido, a presente exposição pretende relembrar fatos marcantes de sua trajetória pessoal e profissional. Seu exemplo de honradez e compromisso institucional deve permanecer entre nós”, disse.

Para o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, Chico Lins foi um exemplo para todas as gerações. “A memória do Chico está resguardada e sempre será lembrada. Ele foi promotor de Justiça na melhor acepção das palavras. Essa homenagem mostra um pouco sobre quem foi Francisco Lins do Rego. É uma volta ao passado e um grande exemplo para as gerações futuras”, concluiu.

BeloHorizonte_ExposicaoChicoLins_Noticia01_CamilaSoares_DSC_5294 _3_.jpg

Francisco José Lins do Rego Santos ingressou em 1986 no MPMG, por meio do 20º concurso para promotor de Justiça. Atuou nas comarcas de Jaboticatubas, Cambuquira, Santos Dumont, Contagem, Conselheiro Lafayette, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Na capital mineira, atuou na 11ª Promotoria de Justiça Criminal, no período de 1996 a 2000, ano em que foi designado para a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor. Faleceu em 25 de janeiro de 2002, vítima de um atentado planejado pelo empresário da Rede West de postos de combustíveis, investigado pelo MPMG por venda de combustível adulterado.

 

Exposição Chico Lins

17/5 a 1/7/22 das 13h às 17h

Local: Memorial do MPMG

Rua Dias Adorno, 367, Pilotis, Santo Agostinho, BH/MG

Assinatura Cejor

 

Final do conteúdo