Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e instituições que integram o Programa Caminhos, estiveram presentes, nessa segunda-feira, 29 de maio, na cerimônia de inauguração da obra de arte “Luz das Ruas”, que homenageia a ativista Anita Gomes dos Santos, importante liderança na luta pelos direitos em prol da população em situação de rua no Brasil e pelo direito à moradia. A escultura, instalada no Parque Municipal Américo Renné Gianneti, foi elaborada pelo artista plástico Gu Ferreira e construída com o auxílio de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Feita com sucata de metal, a escultura teve a orientação técnica de Paulo César Aguiar.

NOTICIA00_inaug_escultura_a_lkuz_das_ruas_Eric_Bezerra_IMG_8585.jpg

O local onde a obra de arte foi instalada também passou por revitalização, incluindo limpeza, iluminação e jardinagem.

Esse trabalho faz parte do Programa Caminhos, uma iniciativa do MPMG, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT), com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Centro Mineiro de Aliança Intersetoriais (CEMAIS).

O evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e de membros do MPMG, da superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac, representando o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, do secretário municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, José Ferreira da Crus, que representou o prefeito Fuad Noman, de representantes do CEMAIS, do Programa Caminhos e de familiares de Anita Gomes dos Santos.

NOTICIA01_inaug_escultura_a_lkuz_das_ruas_Eric_Bezerra_IMG_8721.jpg

De acordo com Jarbas Soares Júnior, Anita Gomes ficará eternizada no Parque Municipal de Belo Horizonte, como exemplo de luta das pessoas em situação de rua. “Muitas vezes, a nossa sociedade está tão doente que, ao encontrarmos pessoas nesta situação, na porta de nossas casas, a primeira reação é chamar a polícia, como se elas, que estão nessa condição por circunstâncias alheias à sua vida, fossem criminosas. Cabe a nós e às instituições, juntamente com o setor privado, diante dessa injusta realidade brasileira, buscarmos alternativas para sermos justos e solidários. A justiça não é somente aquela que condena; é, também, a que constrói. E esse é o papel fundamental do Ministério Público de Minas Gerais. A nossa rosa negra, nossa Anita, está ao lado das ruas, de ouvido aberto para a população e, finalmente, com uma casinha que é só dela”, concluiu.

NOTICIA03_inaug_escultura_a_lkuz_das_ruas_Eric_Bezerra_IMG_8673.jpg

O filho de Anita Gomes, Fernando Santos Rolim Silva, que esteve presente na solenidade de inauguração da escultura, afirmou que se sente honrado e muito feliz com a homenagem à mãe. “Essa homenagem faz verdadeira menção à luta das pessoas em situação de rua. Minha mãe morou mais de 30 anos nas ruas e eu também tive trajetória semelhante, durante 25 anos, e vivi momentos difíceis com minha mãe. Como espectador número um de Anita Gomes dos Santos, espero que essa luta seja contínua e que a escultura de minha mãe não seja apenas uma imagem. Que possa trazer reflexão sobre a importância de se lutar pelos menos favorecidos e em situação de vulnerabilidade social”, disse.  

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo