Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu Recomendação à Prefeitura de Contagem para que não autorize a realização de eventos de qualquer natureza nas margens do reservatório Várzea das Flores, incluindo festas, trios elétricos e blocos carnavalescos.

A recomendação foi feita pelas Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Contagem e de Betim e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) a partir da constatação de que o reservatório é essencial ao abastecimento de diversas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo a própria capital.  

Após a tragédia de Brumadinho, que completou quatro anos, órgãos ambientais constataram um comprometimento da captação de águas do rio Paraopeba, que acarretou danos ao sistema de abastecimento de água das cidades da RMBH. Para evitar que o reservatório seja comprometido pela realização de eventos recreativos nas suas margens, causando assoreamento e poluição das águas, o MPMG expediu a Recomendação em caráter de urgência, determinado também que a Prefeitura de Contagem promova o controle de acesso de pessoas ao local.

A fiscalização será de responsabilidade do 18º Batalhão de Polícia Militar. Além das Secretarias de Meio Ambiente de Contagem e Betim, receberam o documento o Instituto Mineiro de Águas (Igam), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Copasa.

 

31/01/23 - MPMG recomenda à Prefeitura de Betim que não permita atividades carnavalescas às margens da represa Várzea das Flores

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo