Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Nova Lima, reuniu-se, nesta quinta-feira, 19 de janeiro, com membros do Comando de Policiamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com o objetivo de reforçar a parceria entre os órgãos na proteção ambiental do município. O encontro ocorreu nas dependências do MPMG em Nova Lima.  

Nova Lima - editada.jpg

O 2º tenente Antônio André Pereira Dias, do 3º Pelotão de Meio Ambiente de Minas Gerais, comemorou os resultados positivos obtidos em 2022 no combate aos crimes contra o meio ambiente na região, a exemplo do desmantelamento de grupos que atuavam no garimpo ilegal, ressaltando a contribuição fundamental da Seção de Inteligência da PMMG para o sucesso das operações.  

Na ocasião, também foram discutidas maneiras de fortalecer a proteção ambiental no município. Uma das propostas sugeridas pela promotora Cláudia Ignez foi a destinação de parcela dos valores acordados nos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrados pelo MPMG para melhorar a infraestruturação da Polícia Militar Ambiental.  

Com o intuito de aumentar a cooperação entre os órgãos, o chefe da Seção de Inteligência do Comando de Policiamento de Meio Ambiente, capitão Marcos Rodrigues dos Santos apresentou um projeto de estruturação logística do órgão, que será inscrito no Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Funemp). 

Demonstrando preocupação com a prevenção de acidentes envolvendo a atividade minerária em Nova Lima, Cláudia Ignez solicitou à PMMG a intensificação da fiscalização acerca da regularidade das empresas de mineração sediadas no município: “O histórico de tragédias ambientais produzidas pela mineração exige que atuemos de forma preventiva, para que não ocorram novamente danos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade mineira, que confia no nosso trabalho”, expôs. 

Também participaram da reunião o promotor de Justiça Marcus Valério Costa Cohen, os aspirantes Lilian dos Reis Borges e Joiner Oliveira Dornelas, do 3º Pelotão de Meio Ambiente de Minas Gerais, e a cabo Aline Rocha Lima, da Seção de Inteligência do Comando de Policiamento de Meio Ambiente. 

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

 

 

 

 

Final do conteúdo