Início do conteúdo

Nessa etapa, o foco foi nos serviços auxiliares da administração do MPMG

 

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), divulgou hoje, 1º de abril, o resultado da terceira fase do Programa História Oral, iniciativa que busca resgatar a memória institucional. Nessa etapa, o foco foi nos serviços auxiliares da administração do MPMG.  

De acordo com a diretora do Ceaf, Élida de Freitas Rezende, os projetos da Divisão de Memória do MPMG “vem desvendando e projetando uma riqueza histórica institucional. E nessa fase, essa história é contada sob a ótica dos serviços auxiliares, daqueles que presenciaram e ajudaram a construir essa trajetória”.  

“Ao ver os depoimentos, ficamos não só saudosos, mas também agradecidos com essa construção que nos antecede, pois, para que essa casa se tonasse grandiosa, tivemos todo esse alicerce de membros e servidores”, afirmou a diretora-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Clarissa Duarte Belloni. 

historia_oral_srvidores_NOTICIA_DSC_2744.jpg 

“Hoje nós temos mais um degrau na história do Ministério Público de Minas Gerais” afirmou o procurador de Justiça aposentado Joaquim Cabral Netto, conselheiro do Memorial do MPMG. Segundo ele, essa construção histórica traz honra e dignidade a todos que pertencem à instituição.  

historia_oral_srvidores_NOTICIA_DSC_2753.jpg

Já o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou a importância de se resgatar e preservar a história institucional. “Temos ainda um tesouro adormecido”, alertou ele sobre fatos e registros que ainda precisam ser levantados e incluídos no acervo histórico do MPMG.  

“Se fizermos uma avaliação, levando em conta outras instituições, como o Tribunal de Justiça, veremos um Ministério Público com pouca memória da sua história de 134 anos de período republicano. Temos fragmentos dessa história, mas ainda existe um tesouro adormecido a ser resgatado”, afirmou.   

Vídeo das entrevistas 

Veja trechos das entrevistas feitas com servidores que marcaram a história da instituição. 

Etapas e entrevistas  

Todas as entrevistas feitas, tanto nas primeiras fases do programa – com ex-corregedores-gerais e ex-procuradores-gerais de Justiça – quanto as da etapa atual estão disponíveis na página do Memorial do MPMG. 

Esta semana, como forma de marcar a nova etapa do programa, o Memorial do MPMG exibirá os vídeos dos serviços auxiliares da administração. A exibição começa amanhã, 2 de abril, a partir das 13 horas.  

Para conhecer mais sobre o História Oral, clique aqui

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo