Notícias - Direitos HumanosMPMG promove eventos culturais durante “Novembro Negro”
Ações foram realizadas pelo programa “Sobre Tons”, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, com o objetivo de sensibilizar em relação às pautas raciais e de combater o racismo
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do programa “Sobre Tons”, promoveu entre os dias 7 e 29 de novembro, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, eventos culturais gratuitos para marcar o “Novembro Negro” - mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra (20).
De acordo com a coordenadora de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação do Ministério Público (CCRAD), promotora de Justiça Nádia Estela Ferreira, o enfrentamento ao racismo não é apenas um compromisso jurídico. “É preciso um diálogo contínuo e amplo entre direito, educação, arte, cultura e literatura”, observou.
A programação cultural de novembro, composta por quatro eventos, foi iniciada no dia 7, com o “Concerto Sobre Tons”, que buscou ressignificar a narrativa musical sobre as origens e transformações da música clássica no Brasil. A apresentação foi realizada pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e pelo Coral Lírico de Minas Gerais, no Grande Teatro do Palácio das Artes, e contou com as solistas convidadas Edna D’Oliveira (soprano) e Edineia de Oliveira (mezzosoprano).

A Orquestra Sinfônica também participou do segundo evento, no dia 19, em um encontro com o universo criativo do músico Sérgio Pererê, que destacou as matrizes afro-brasileiras. O concerto “Sobre Tons: ‘Sinfônica Pop’” ocorreu no Cine Theatro Brasil e contou com regência inédita do maestro convidado Joel Barbosa.

Já no dia 27, a resistência negra foi representada por meio da dança, no Grande Teatro do Palácio das Artes, com uma apresentação da Cia. de Dança Palácio das Artes e do coletivo Favelinha Dance, no espetáculo “Sobre Tons na Dança”.

Por fim, no dia 29, foi realizado o lançamento dos três livros de autoras negras mineiras selecionadas por meio do edital de seleção de obras literárias e/ou científicas do programa Sobre Tons. As publicações contempladas foram: “Ubuntu se faz com Sankofa: Pretuguês básico para uma luta antirracista”, de Ana Paula dos Santos; “Preta Metida: um guia para meninas e mulheres negras”, de Samara da Silva Marques; e “Contar histórias: educar e resistir através das vozes das matriarcas negras”, de Chica Reis.

Os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, instituições culturais, educacionais e outros espaços de promoção da leitura.
A promotora de Justiça Nádia Estela destacou a relevante contribuição do Sobre Tons para o enfrentamento do racismo no estado. “O programa tem transformado profundamente vidas e realidades de pessoas negras. Isso é especialmente significativo, porque evidencia a capacidade institucional do MPMG de atuar com propósito e gerar resultados concretos”, pontuou.

Sobre Tons
O Sobre Tons é o programa antirracista e institucional do MPMG, que busca sensibilizar em relação às pautas raciais, com o objetivo de combater o racismo. As ações trabalham o letramento racial dos integrantes da instituição e de toda a sociedade, além de promover ações artísticas, culturais, educativas e ações afirmativas.
Assista ao videocast Sobre Tons
Fotos 1 e 5: Paulo Larcerda
Foto 2: Pablo Bernardo
Foto 3: Mussi
Foto 4: João Pedro/Visão de Heru
