Início do conteúdo

Com atuação conjunta de instituições públicas, iniciativa do Governo de Minas amplia a rede de orientação e acolhimento a mulheres em situação de violência no período carnavalesco. Paralelamente, MPMG desenvolve também o MPMG Acolhe, ação própria para reforçar atendimento, encaminhamentos e proteção durante a folia

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participa, ao lado do Governo do Estado e de diversas instituições, do Plantão Acolhe Minas, ação integrada coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para promover acolhimento, orientação e atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade durante o Carnaval da Liberdade 2026. As atividades serão realizadas entre os dias 14 e 17 de fevereiro, das 9h às 16h, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.  

palacio_liberdade_NOTICIA.jpg.jpeg

Entre as principais iniciativas está a realização Plantão Integrado de Atendimento às Mulheres, que oferecerá escuta qualificada, acolhimento, atendimento psicossocial e orientação jurídica nos casos de importunação e violência sexual, além da distribuição de materiais informativos que ampliam o acesso a orientações e aos canais de apoio disponíveis.  

A iniciativa incorpora ainda o protocolo Fale Agora, criado pela Sedese em 2023 para orientar o enfrentamento à violência sexual em espaços como bares, restaurantes, hotéis, casas noturnas e locais de lazer, e que foi adaptado especialmente para o período carnavalesco, considerando as características das grandes festas populares. 

Com foco na atenção especializada às mulheres que necessitem de proteção, especialmente em situações de importunação sexual – a ocorrência mais recorrente durante o carnaval –, o Plantão Acolhe Minas reforça o compromisso do Governo de Minas e das instituições parceiras em promover um carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso, fortalecendo a rede de proteção e garantindo acesso rápido a acolhimento, informação e atendimento adequado.  

O MPMG integra essa ação conjunta contribuindo com orientação jurídica e articulação com a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, reafirmando seu papel institucional na defesa dos direitos fundamentais e na prevenção da violência de gênero. 

MPMG Acolhe 2026 

Além da participação no Plantão Acolhe Minas, o Ministério Público de Minas Gerais realizará também o “MPMG Acolhe 2026”, iniciativa específica da instituição. Ao longo da programação carnavalesca da capital mineira, promotores de Justiça e servidores do MPMG irão circular pela cidade, em vans, levando informações e reforçando o papel da instituição na defesa dos direitos fundamentais e dos interesses da sociedade. 

NOTICIA03_MPMG_Acolhe_IMG_7960.jpg

Entre as ações previstas, estão também a distribuição e a veiculação de material informativo em todo o estado. A campanha foi lançada no sábado, 31 de janeiro, primeiro dia oficial da programação do Carnaval de Belo Horizonte, e se estende até 26 de fevereiro. 

A ação tem como objetivo orientar e apoiar os cidadãos durante a folia, com foco no acolhimento, na prevenção de violências e discriminações e na atuação resolutiva e protetiva do patrimônio histórico e cultural. Outras informações sobre o MPMG Acolhe podem ser encontradas na página oficial da campanha

Parceiros 

O Plantão Acolhe Minas é realizado de forma intersetorial e conta com a participação da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo