Campanha “MPMG Acolhe” leva informação, prevenção e apoio à população com o lema “Sem respeito, não há folia”. Ação tem início neste sábado, 31 de janeiro, e se estende até 26 de fevereiro
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) estará presente nas ruas de Belo Horizonte, durante o Carnaval 2026, para prestar atendimento direto à população. A iniciativa faz parte da campanha MPMG Acolhe, que neste ano tem como lema “Sem respeito, não há folia”.
A ação tem como objetivo orientar e apoiar os cidadãos durante a maior festa popular do país, com foco no acolhimento, na prevenção de violências e discriminações e na atuação resolutiva e protetiva do patrimônio histórico e cultural.
Ao longo da programação carnavalesca da capital mineira, promotores de Justiça e servidores do MPMG irão circular pela cidade, em uma van, levando informações e reforçando o papel da instituição na defesa dos direitos fundamentais e dos interesses da sociedade.
Entre as ações previstas, estão também a distribuição e a veiculação de material informativo em todo o estado. A campanha será lançada neste sábado, 31 de janeiro, primeiro dia oficial da programação do Carnaval de Belo Horizonte, e se estende até 26 de fevereiro.
A divulgação contará com mídias próprias do MPMG, que serão publicadas no site institucional, nos perfis nas redes sociais e no canal oficial no YouTube, além de parcerias com diversos meios de comunicação. As mídias produzidas pela Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom) do MPMG serão divulgadas em diferentes espaços da cidade e em diversos meios de comunicação.
Estão previstas inserções em ônibus do transporte coletivo, por meio do sistema de busdoor da Transfácil, exibição em telas de shoppings administrados pelas empresas Martplan e Allos, veiculação de vídeos institucionais nas emissoras de TV aberta Record, Band e TV Banqueta, no Minas Tênis Clube, além da distribuição de materiais impressos, como bottons, ventarolas, camisetas e banners, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL).
O mote da campanha e a presença do Ministério Público também serão destacados pelos blocos de Carnaval.
Participam da iniciativa diversas unidades do MPMG, entre elas: a Secretaria-Geral, o Centro Estadual de Apoio às Vítimas – Casa Lilian, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica (CAO-VD), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), por meio da Coordenadoria de Proteção ao Patrimônio Cultural (CPPC), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Crianças e dos Adolescentes (CAODCA), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (CAOIPCD), a Coordenadoria de Combate ao Racismo e a Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD), vinculada ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos (CAODH), além da Ouvidoria do MPMG.
