Notícias - Violência DomésticaCampanha 'Cartão Vermelho ao Feminicídio' é divulgada no Mineirão durante jogo
Vídeo do MPMG sobre enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio foi transmitido no estádio durante a partida entre Cruzeiro e Corinthians
A campanha “Cartão Vermelho ao Feminicídio”, idealizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o América Futebol Clube, o Clube Atlético Mineiro e o Cruzeiro Esporte Clube, foi divulgada estádio Mineirão no último domingo, 23 de novembro. Por meio da visibilidade e do alcance do esporte, a iniciativa visa mobilizar a população em torno da causa.

Lançada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a campanha se estenderá até o final deste mês, com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade sobre a importância das relações igualitárias, da vivência saudável e não violenta da masculinidade, além de reforçar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. O feminicídio é o assassinato de uma pessoa do sexo feminino de qualquer idade, motivado por violência doméstica ou aversão à condição de mulher.
Segundo dados do estudo Futebol e Violência contra a Mulher, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2022, nos dias de jogos de futebol, os registros de ameaças contra mulheres aumentam em 23,7%, e os casos de lesão corporal dolosa crescem 20,8%. De acordo com o MPMG, Minas Gerais ocupa a segunda colocação no ranking dos estados brasileiros com mais feminicídios, atrás somente de São Paulo.
Para além dos estádios, estão sendo desenvolvidas capacitações com atletas (profissional e base) e equipes dos clubes, com o objetivo de difundir, por meio da cultura e da educação, o respeito a todo e qualquer direito. O eixo educacional da campanha teve início em julho, com o América-MG.

Como denunciar
Se você sofre ou conhece alguma mulher que esteja sofrendo qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, não se cale. Denunciar é o primeiro passo para quebrar o ciclo da agressão e garantir proteção à vítima.
Disque 127, um canal gratuito e sigiloso do MPMG para receber denúncias e orientações.
Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.
