Notícias - Patrimônio PúblicoA pedido do MPMG, Justiça suspende contratos firmados entre município de Ibirité e empresa de consultoria
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve na Justiça uma liminar, suspendendo todos os contratos celebrados entre o município de Ibirité e a Viva Consultoria Estratégica Ltda. A decisão proíbe ainda que o município realize novos pagamentos à empresa, sob pena de multa pessoal ao prefeito no valor de R$ 50 mil.
“A manutenção desse fluxo de pagamentos representa risco concreto e imediato de dilapidação do erário”, afirma trecho da decisão. Segundo a liminar, a medida não compromete “serviços públicos essenciais, já que os objetos contratados pela Viva Consultoria consistem em atividades de assessoria e gestão”.
De acordo com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Ibirité, várias irregularidades foram constatadas no processo de contratação da empresa. Uma delas ligada à inexigibilidade de licitação, que limitou a concorrência e só seria possível em situações de notória especialização do contratado ou de singularidade do objeto, o que não foi o caso.
Durante a apuração, o MPMG constatou outros problemas, como a inversão das etapas procedimentais, uma vez que a empresa apresentou propostas antes mesmo de terem sido formalmente solicitadas pelas secretarias municipais. Também foi observada a ausência de pesquisa de mercado que justificasse os preços praticados e falta de relatórios de fiscalização elaborados por servidores públicos.
Ação Cautelar
Com base nas informações apuradas, o MPMG ajuizou uma ação cautelar antecedente, com pedido de tutela de urgência, visando à suspensão dos contratos celebrados entre o município de Ibirité e a Viva Consultoria.
“Chama a atenção o fato de que, embora a contratada seja uma pessoa jurídica, os elementos reunidos no inquérito civil apontam que a relação contratual assumiu natureza de contrato intuitu personae [em consideração à pessoa], com escolha baseada na pessoa do sócio e em vínculos pessoais previamente existentes entre ele e o gestor municipal, em detrimento dos critérios objetivos e do imprescindível procedimento licitatório”, afirmou a promotora de Justiça Maria Constância Martins da Costa Alvim. Segundo ela, tal circunstância reforça a gravidade das irregularidades e a necessidade da medida cautelar para resguardar o interesse público e o patrimônio municipal.
Recomendação
Antes de ajuizar a ação que resultou na liminar, o MPMG expediu Recomendação ao município de Ibirité para que suspendesse os quatro contratos firmados com a Viva Consultoria, por considerá-los nulos. Entretanto, a medida não foi acatada. Na ocasião, a Promotoria de Justiça apurou que os pagamentos à empresa somavam R$ 1,2 milhão, entre valores já pagos e parcelas a vencer.
No documento, a Promotoria de Justiça também recomendou ao município a suspensão de novos pagamentos a consultoria, além da apresentação de um plano detalhado para a restituição dos valores já repassados à empresa, cujo montante ainda estava sob apuração.
Matéria relacionada
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br