EventosJulho das Pretas debate educação como ferramenta de combate ao racismo
Local:AMMP - Rua dos Timbiras, 2928, Barro Preto, Belo Horizonte•Início:22/07/2025 12:30hs•Fim:22/07/2025 18:00
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoverá nesta terça-feira, 22 de julho, das 12h30 às 18h, no Auditório da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), em Belo Horizonte, a segunda edição do evento “Julho das Pretas”. A iniciativa, que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorados em 25 de julho, busca dar visibilidade às resistências construídas pelas mulheres negras, ampliando o debate sobre o enfrentamento às discriminações de gênero e de raça.
A organização do evento é da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (Ccrad) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPMG. A ação - aberta ao público e parte do programa institucional antirracista “Sobre Tons” - será transmitida pela TV MP.
Na oportunidade, as professoras Bárbara Carine e Cida Moura ministrarão a palestra “Educação como ferramenta de combate ao racismo”. A mestra de Capoeira Angola e arte educadora Marilene Rodrigues atuará como debatedora. A programação contará ainda com apresentações artísticas.
De acordo com a coordenadora da Ccrad, promotora de Justiça Nádia Estela Ferreira Mateus, a iniciativa representa o compromisso do MPMG com a promoção da equidade racial e de gênero. “Ao fomentar um espaço de escuta, reflexão crítica e visibilidade, reafirmamos o papel do Ministério Público como agente de transformação social, especialmente no enfrentamento das desigualdades estruturais que historicamente impactam a vida das mulheres negras em nosso país”, destaca.
Ainda de acordo com Nádia, o MPMG segue avançando na consolidação de uma agenda institucional propositiva e interseccional, comprometida com a efetivação dos direitos humanos e com o fortalecimento das vozes negras em nossa sociedade.
Clique aqui para se inscrever.
Programação
12h30 às 13h: Credenciamento
13h às 14h: Intervenção artística Nívea Sabino (poeta)
Mesa de Abertura
Intervenção artístico-cultural Renata Paz (monólogo)
14h às 16h30: Palestra - Julho das Pretas no MPMG: “Educação como ferramenta de combate ao racismo”
Presidente da mesa: Nádia Estela Ferreira Mateus – promotora de Justiça e coordenadora da Ccrad/MPMG
Palestrantes:
Professoras Bárbara Carine e Cida Moura
Debatedora: mestra de Capoeira Angola Marilene Rodrigues
16h30 às 18h: Intervenção cultural e coffee break com Mestra Alcione (música)
Autógrafos Bárbara Carine
18h - Encerramento
A Associação Mineira do Ministério Público fica na Rua dos Timbiras, 2928, Barro Preto, Belo Horizonte.
Outras informações:
Escola Institucional do MPMG: escolainstitucional@mpmg.mp.br