Início do conteúdo

 

Entre os dias 22 e 26 de setembro, o Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, realizou mais uma etapa do Projeto Rota Procon-MPMG — estratégia itinerante que leva fiscalização, capacitação e articulação institucional aos municípios mineiros. A agenda percorreu as regiões do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Vale do Aço, com visitas técnicas, ações educativas, painéis de fiscalização e reuniões com gestores municipais para o fortalecimento da rede de defesa do consumidor. O projeto tem como objetivo aproximar o Procon Estadual dos Procons Municipais e das Promotorias de Justiça, identificando desafios locais e oferecendo suporte técnico, treinamentos e soluções eficazes para a proteção do consumidor. 

Rota Procon destaque.jpg

A agenda começou em Araçuaí, com visita ao Procon Regional do Consórcio Intermunicipal do Médio Jequitinhonha (Cidsmeje). Ainda no primeiro dia, a equipe do Procon-MPMG visitou o Procon Municipal de Itinga. 

Quando o riso vira proteção 

Em Teófilo Otoni, no dia 23, as atividades foram voltadas à educação para o consumo e à integração institucional. Em uma manhã marcada por informação, empatia e bom humor, o Procon-MPMG realizou a palestra educativa “60+ Revelando Direitos, Desarmando Golpes”, em parceria com o Procon Municipal — coordenado por Fabiana Dourado Carvalho Lorentz — e com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), liderado por Cida Rocha Johnson. 

rota procon-mg 60_ t.otoni riso.jpg

Cerca de 300 pessoas participaram da ação, interagindo com entusiasmo nas encenações lúdicas das assessoras jurídicas do Procon-MPMG, Aline de Melo Queiroz e Regina Sturm Vilela, que representaram situações reais de fraudes e armadilhas do mercado de consumo. Entre risos e identificação, uma participante reagiu: “Eu já quase caí nesse aí!”, arrancando aplausos do público. 

As dramatizações facilitaram a compreensão sobre golpes financeiros e contratos enganosos, estimulando os participantes a tirarem dúvidas e compartilharem experiências com a palestrante e servidora do MPMG, Deiser Roscoe, que reforçou orientações práticas para fortalecer a autonomia e a segurança da pessoa idosa. 

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MG, Rafael Gusmão Dias Svizzero, avaliou: “Promover a defesa do consumidor é promover cidadania. O Rota Procon-MPMG leva conhecimento de forma clara e adequada para cada público, e essa é uma das maiores expressões dessa missão.” 

A coordenadora do Procon Municipal de Teófilo Otoni, Fabiana Dourado Carvalho Lorentz, reforçou a importância da ação: “A iniciativa foi de grande valia para o fortalecimento local da defesa do consumidor. Tivemos uma roda de conversa com a equipe multidisciplinar do Rota Procon, onde pudemos expor nossos anseios e aprender ainda mais. A visita técnica permitiu que conhecessem nossa realidade de trabalho.” 

A promotora de Justiça e coordenadora regional da Comarca de Teófilo Otoni, Milena Ribeiro de Matos Xavier, também elogiou: “Foi uma experiência gratificante. Uma ação que merece ser elogiada e que trará frutos para todo o Estado.” 

Vitrine Legal 

Na noite do dia 23, a ação foi direcionada aos fornecedores. Com exemplos práticos e fotos registradas durante ações de fiscalização, a assessora jurídica do Procon-MPMG, Regina Sturm Vilela, e o fiscal Henrique Amorim Vaz apresentaram as normas vigentes de precificação para todos os segmentos do mercado. 

rota procon vitrine legal t.otoni.jpg

Laboratório móvel: “a arma contra a fraude” 

Em Governador Valadares, o projeto se estendeu nos dias 24 e 25 de setembro, com capacitações técnicas sobre processo administrativo e fiscalização. Um dos destaques foi o painel sobre fiscalização de combustíveis, que contou com demonstrações públicas de análises realizadas com a van-laboratório do Procon-MPMG — um dos diferenciais do projeto. 

O promotor de Justiça de Governador Valadares, Randal Bianchini Marins, enfatizou: “É direito do consumidor exigir a análise de combustível no ato do abastecimento. Estamos demostrando, na prática, que o Procon está presente e vigilante. É necessário cobrar dos revendedores que entreguem um produto de qualidade e na quantidade correta.” 

Van fiscalizacao.jpg

A fiscal da Coordenadoria Regional de Defesa do Consumidor de Governador Valadares, Carla Reis, demonstrou como é feita a análise de etanol adulterado. “A bordo da van há um laboratório que permite testar o combustível diretamente na bomba. Em poucos minutos, os fiscais conseguem identificar se há fraude.” 

A assessora jurídica e coordenadora do Projeto Rota Procon-MPMG, Aline de Melo Queiroz, completou: “Em Governador Valadares, marcamos presença com capacitações direcionadas aos agentes de defesa do consumidor, abordando fiscalização e pontos estratégicos do processo administrativo para evitar nulidades.” 

A coordenadora do Procon Regional do Leste de Minas e Governador Valadares, vinculado ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (Cimdoce), Carolinne Vianna Rocha, conta que a presença do Rota fortaleceu a articulação entre os municípios atendidos pela regional, ao promover debates sobre temas essenciais para o aprimoramento das atividades fiscalizatórias e administrativas, como o painel sobre a importância da fiscalização e a capacitação em processo administrativo. "Esta integração tem gerado resultados positivos da atuação conjunta deste Procon Regional com o Procon-MPMG e têm transformado a realidade local, com reconhecimento público das conquistas e avanços”, disse Carolinne Vianna. 

A última parada do Rota no Vale do Rio Doce foi em Resplendor, onde a  equipe visitou uma unidade descentralizada do Procon Regional. 

Encerramento no Vale do Aço 

A rota de setembro foi concluída no dia 26, com ações em Ipatinga e Timóteo que incluíram rodas de conversa e visitas institucionais. 

O promotor de Justiça de Ipatinga, Herman Araújo Resende, destacou: “Discutir dificuldades e soluções em conjunto fortalece a rede e melhora diretamente o atendimento ao consumidor.” 

rota procon ipatinga.jpg

O coordenador do Procon de Ipatinga, Diego Fillipe Otoni de Barros Castro, acrescentou: “Saber do interesse do Procon Estadual em conhecer a realidade de cada regional reforça a promoção da cidadania. A aproximação permite suporte aos Procons Municipais, que se sentem acolhidos na rede estadual.” 

Em Timóteo, o coordenador do Procon-MPMG e promotor de Justiça, Luiz Roberto Franca Lima, foi recebido pelo gerente do Núcleo de Defesa de Direitos do Cidadão, Roberth Duarte, pelo vice-prefeito Marcelo Martins e pelo procurador do município, Vinícius Andrade. 

Missão permanente 

Foram cinco dias de trabalho em diversas frentes: o público 60+ se divertiu e aprendeu com encenações sobre golpes; motoristas pararam seus carros para assistir às análises de combustível realizadas nas ruas; prefeitos receberam apoio e servidores municipais se sentiram valorizados. 

A equipe do Rota também levou grandes aprendizados para casa. “Estamos aliando conhecimento técnico com acolhimento institucional. Cada cidade visitada enriquece o projeto e o transforma”, concluiu a assessora jurídica responsável pela iniciativa, Aline de Melo Queiroz. 

O coordenador do Procon-MPMG e promotor de Justiça, Luiz Roberto Franca Lima, reforçou o propósito da iniciativa: “Conhecer a realidade local é essencial para construir políticas públicas eficazes. A defesa do consumidor só se consolida quando chega a todos os territórios.” 

Quer saber mais sobre o projeto Rota Procon-MG? Assista à reportagem! 

Entenda como o seu município pode fazer parte dessa iniciativa. Entre em contato com o Procon-MPMG pelo telefone (31) 3768-1709 ou envie um e-mail para procon@mpmg.mp.br. 

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

 

Final do conteúdo