Início do conteúdo

O evento contou com a participação de integrantes do MPMG e de autoridades dos três poderes, além de representantes de órgãos e instituições públicas e privadas e de amigos e familiares do homenageado

 

A Semana do Ministério Público 2025 encerrou o primeiro dia de atividades com a inauguração do retrato do ex-procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet na galeria de autoridades do Memorial do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O evento contou com a participação de integrantes do MPMG e de autoridades dos três poderes, além de representantes de órgãos e instituições públicas e privadas e de amigos e familiares do homenageado.

Em sua fala, a presidente do Conselho Curador do Memorial, Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo, destacou os desafios enfrentados por Tonet enquanto esteve à frente do MPMG, de 2016 e 2020. Entre eles, foram citados o decreto de calamidade financeira iniciado em Minas no primeiro dia do mandato de Tonet, a tragédia de Brumadinho ocorrida em 2019 e a pandemia de Covid-19 que teve grande impacto em 2020. “Foram diversos os obstáculos, mas o Ministério Público conseguiu cumprir com o seu papel”, disse.  

Retrato_tonet_NOTICIA05.png

Em seguida, o procurador de Justiça Antônio Sérgio Tonet falou sobre sua trajetória no MPMG, iniciada em 1986, quando ingressou na instituição. Elogiou a equipe com quem trabalhou durante a gestão à frente da Procuradoria-Geral de Justiça e falou dos avanços que conseguiu conquistar para a instituição em meio aos problemas vivenciados no estado e no mundo.

Em seguida, falou sobre a simbologia da cerimônia em comparação ao que representa a instituição para a sociedade. “O Ministério Público de Minas Gerais é perene, maior do que projetos individuais. Retratos na parede são símbolos, mas o que de fato permanece e importa – e é caro para todos nós - são as amizades e as obras coletivas que construímos em benefício do povo e dos mais desvalidos”, disse.   

Retrato_tonet_NOTICIA04.png

Em seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, reconheceu o trabalho desempenhado por Tonet a frente do MPMG e falou sobre a simbologia por trás da galeria de fotos do Memorial do MPMG. “Essa galeria testemunha a perenidade da instituição e é um tributo a memória. Cada fotografia conta uma história única, representando os pilares que sustentam o Ministério Público ao longo dos anos”, afirmou.

Inaugurac?a?o do retrato do ex-procurador-geral de Justic?a Anto?nio Se?rgio Tonet 10.09.25

 

 

Currículo  

Ingressou no MPMG em 1986. Atuou nas comarcas de Rio Paranaíba, Frutal, Contagem e Belo Horizonte. Em 2002, foi promovido a procurador de Justiça. E em dois mandatos, de 2016 a 2020, foi procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. Exerceu ainda as funções de assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça entre 1990 e 1991. Atuou como chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça de 2000 a 2004. Foi eleito para o Conselho Superior nos anos de 2006, 2008, 2011, 2014 e para a Câmara de Procuradores de Justiça nos períodos 2009/2010 e 2014/2016. Entre 2014 e 2016, Antônio Sérgio Tonet exerceu a função de diretor-presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público.  

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Final do conteúdo