Notícias - ConsumidorProjeto 60+, do Procon-MG, orienta consumidores idosos em Funilândia e Belo Horizonte
O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou, no mês de junho, duas ações educativas voltadas à conscientização sobre direitos do consumidor e prevenção a golpes, com foco especial no público idoso e em estudantes.
No dia 2 de julho, o Procon-MG esteve em Funilândia (foto acima) para ministrar a palestra “60+: Revelando Direitos e Desarmando Golpes”. Ao todo, 22 pessoas idosas atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município participaram da ação. Durante o encontro, eles puderam conhecer os principais golpes praticados no mercado de consumo e foram alertados sobre os riscos da contratação de múltiplos empréstimos online, práticas que podem levar ao superendividamento. Eles também receberam orientações sobre como identificar descontos indevidos em benefícios do INSS e os caminhos para solicitar a restituição desses valores.
Segundo Kamila Ribeiro, servidora do CRAS de Funilândia, "o conteúdo foi extremamente proveitoso, tanto pela clareza das informações quanto pela relevância dos temas abordados para o nosso público. A participação do Procon-MG foi fundamental para enriquecer o evento e contribuir com a conscientização da comunidade sobre os direitos do consumidor e a prevenção de golpes."
No dia 7 de julho, a palestra foi apresentada a 123 alunos e professores que fazem parte do 'Arnaldo 50+', projeto do Colégio Arnaldo, de Belo Horizonte, que inclui cursos superiores e profissionalizantes. A ação teve grande participação dos presentes, que relataram experiências pessoais e casos próximos relacionados a golpes de diferentes naturezas. Entre os principais tipos citados estavam roubo de dados bancários, fraudes com cartão de crédito e golpes virtuais.
"É muito importante conscientizar os idosos sobre os golpes que podem acontecer em bancos, no celular e entre outros. A faixa etária dos 'enta' é a mais afetada", disse Sérgio Reis, aposentado e aluno do Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte.
As ações educativas do Procon-MG visam fortalecer a cidadania, disseminar informações sobre direitos do consumidor e contribuir para a prevenção de crimes que afetam especialmente populações mais vulneráveis, como idosos e adolescentes.
Mais informações sobre o projeto “60+ Revelando direitos, desarmando golpes” podem ser obtidas na Escola Estadual de Defesa do Consumidor, do Procon-MG, pelo e-mail eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones (31) 3768-1695 e 1697.
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br