Notícias - InstitucionalPrograma PGJ em Ação já visitou mais de 30 comarcas
Mais do que uma agenda administrativa, o programa representa um movimento permanente de escuta, integração e valorização da atuação do MPMG. Nova fase visitou quatro cidades na região Centro-Oeste do Estado
Lançado em fevereiro deste ano, o programa “PGJ em Ação – a Procuradoria-Geral de Justiça vai até você” se consolidou como a principal política de aproximação do Ministério Público com as promotorias do interior do Estado. Em nova edição, realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, os membros da Administração Superior visitaram as comarcas de Nova Serrana, Divinópolis, Formiga e Itaúna, localizadas na região Centro-Oeste de Minas.

Desde seu lançamento, o PGJ em Ação já percorreu 33 comarcas em diferentes regiões do Estado, como o Norte de Minas, Jequitinhonha, Triângulo Mineiro, Vale do Aço, Zona da Mata, Sudoeste e Sul de Minas. A nova fase no Centro-Oeste marca a continuidade do compromisso do Ministério Público em manter um contato direto com a realidade local e aprimorar continuamente suas políticas de gestão e apoio institucional
.
Durante a passagem por Nova Serrana — primeira cidade visitada nesta etapa —, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, destacou o papel do programa como instrumento de integração institucional. “O PGJ em Ação é a principal política de aproximação do Ministério Público com sua base. Ele permite que a Administração Superior conheça de perto a realidade de cada comarca, identifique desafios e trabalhe para fortalecer a estrutura e, consequentemente, o atendimento ao cidadão mineiro”, afirmou.

Para o promotor de Justiça e coordenador da comarca, André Luiz Ferreira Valadares, “esse contato é muito importante para nós, promotores de Justiça, aqui na comarca e também para a sociedade, porque propicia uma aproximação da chefia da instituição com a realidade local. Foi uma oportunidade para apresentarmos nossas questões que, não tenho dúvidas, vai propiciar uma melhoria nos trabalhos ministeriais”.
Após Nova Serrana, a comitiva seguiu para Divinópolis, uma comarca estratégica da região, com grande densidade populacional e relevância econômica, e para Formiga, que simboliza a força do interior mineiro, marcada por acolhimento e desafios sociais que exigem presença constante do Ministério Público. A etapa foi encerrada em Itaúna, importante polo de desenvolvimento regional, com forte atuação social, econômica e comunitária.

Weber Augusto Vasconcelos, promotor de Justiça e coordenador da comarca de Itaúna, destacou o espaço para o diálogo aberto com os servidores, terceirizados, e estagiários, além dos membros. “Foi um momento proveitoso, porque foi dada a palavra para todos os integrantes, oportunidade em que foram esclarecidas diversas questões em uma iniciativa pioneira do atual procurador-geral de Justiça”, afirmou.

Mais do que uma agenda administrativa, o programa representa um movimento permanente de escuta, integração e valorização da atuação do MPMG. A cada visita, as equipes colhem informações sobre as condições de trabalho, o atendimento ao público e as necessidades das Promotorias, permitindo o aprimoramento constante dos serviços prestados à população mineira. Todas as demandas identificadas são classificadas e direcionadas aos setores responsáveis pela equipe da Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli).
