Notícias - ConsumidorProcon-MPMG participa da inauguração da Escola Municipal de Educação para o Consumo em Montes Claros
O Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), esteve presente na inauguração da Escola Municipal de Educação para o Consumo, realizada em 11 de setembro, em Montes Claros, no Norte de Minas.
A previsão é que mais de quatro mil crianças da rede municipal de ensino sejam atendidas anualmente. Nesse espaço, os estudantes terão acesso a conteúdos sobre direitos do consumidor, planejamento financeiro, consequências do consumismo e descarte de produtos, sempre com foco no consumo consciente e na sustentabilidade.
A iniciativa representa um investimento na formação de uma nova geração mais consciente e responsável. “Em uma era de algoritmos, de plataformas digitais, de superendividamento, de problemas com bets, de consumismo, é fundamental trabalharmos com a educação para o consumo dos nossos jovens. Inclusive porque eles também serão os futuros fornecedores e tenderão a respeitar muito mais as normas de direito do consumidor”, afirmou o promotor de Justiça e coordenador de Defesa do Consumidor de Montes Claros, Felipe Gonçalves Caires.
Além do promotor, a superintendente do Procon-MPMG, Isabella Salvino Ottoni, e a coordenadora da Divisão de Educação para Consumo do Procon-MPMG, Cássia Luísa Batista Mendonça Weber, estiveram presentes na inauguração. “Quero colocar toda a nossa equipe técnica — servidores, estagiários e colaboradores — à disposição dos senhores para contribuir prontamente e ativamente com este projeto. Será uma satisfação imensa podermos fazer parte desta iniciativa”, declarou a superintendente.
“A inauguração da Escola Municipal de Educação para o Consumo representa um avanço importante na proteção e defesa do consumidor. Ao auxiliar os alunos a pensar criticamente, comparar ofertas e entender os impactos sociais, econômicos e ambientais do consumo, contribui-se para formar cidadãos que conduzem suas escolhas com responsabilidade e se tornam protagonistas em suas relações de consumo. E esse é um passo significativo para a construção de um mercado de consumo mais justo e igualitário”, afirmou Cássia Weber.
O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Secretaria Municipal de Educação, da Vigilância Sanitária e outras entidades estiveram presentes. A partir de 2026, a escola também terá atividades voltadas para adultos e idosos.
A nova Escola Municipal de Educação para o Consumo está localizada na Rua Coronel Altino de Freitas, nº 98, no Centro de Montes Claros.
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br