Início do conteúdo

 

WhatsApp Image 2025-09-12 at 11.13.38.jpeg

O Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), esteve presente na inauguração da Escola Municipal de Educação para o Consumo, realizada em 11 de setembro, em Montes Claros, no Norte de Minas. 

A previsão é que mais de quatro mil crianças da rede municipal de ensino sejam atendidas anualmente. Nesse espaço, os estudantes terão acesso a conteúdos sobre direitos do consumidor, planejamento financeiro, consequências do consumismo e descarte de produtos, sempre com foco no consumo consciente e na sustentabilidade. 

 

A iniciativa representa um investimento na formação de uma nova geração mais consciente e responsável. “Em uma era de algoritmos, de plataformas digitais, de superendividamento, de problemas com bets, de consumismo, é fundamental trabalharmos com a educação para o consumo dos nossos jovens. Inclusive porque eles também serão os futuros fornecedores e tenderão a respeitar muito mais as normas de direito do consumidor”, afirmou o promotor de Justiça e coordenador de Defesa do Consumidor de Montes Claros, Felipe Gonçalves Caires. 

Além do promotor, a superintendente do Procon-MPMG, Isabella Salvino Ottoni, e a coordenadora da Divisão de Educação para Consumo do Procon-MPMG, Cássia Luísa Batista Mendonça Weber, estiveram presentes na inauguração. “Quero colocar toda a nossa equipe técnica — servidores, estagiários e colaboradores — à disposição dos senhores para contribuir prontamente e ativamente com este projeto. Será uma satisfação imensa podermos fazer parte desta iniciativa”, declarou a superintendente. 

“A inauguração da Escola Municipal de Educação para o Consumo representa um avanço importante na proteção e defesa do consumidor. Ao auxiliar os alunos a pensar criticamente, comparar ofertas e entender os impactos sociais, econômicos e ambientais do consumo, contribui-se para formar cidadãos que conduzem suas escolhas com responsabilidade e se tornam protagonistas em suas relações de consumo. E esse é um passo significativo para a construção de um mercado de consumo mais justo e igualitário”, afirmou Cássia Weber. 

O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Secretaria Municipal de Educação, da Vigilância Sanitária e outras entidades estiveram presentes. A partir de 2026, a escola também terá atividades voltadas para adultos e idosos. 

A nova Escola Municipal de Educação para o Consumo está localizada na Rua Coronel Altino de Freitas, nº 98, no Centro de Montes Claros. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

Final do conteúdo